Inovação

Prefeitura de Lajeado recebe reconhecimento no 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

Créditos: Créditos- Divulgação - 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digita

A Prefeitura de Lajeado foi reconhecida com o título de Prefeito Inovador 2024 durante o 4º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes. Para o reconhecimento de Prefeito Inovador, direcionado ao prefeito Marcelo Caumo. foi considerada a utilização de tecnologias de forma estratégica para melhorar a gestão pública e a qualidade de vida dos cidadãos. O certificado foi entregue ao diretor de Inovação, Cristiano Zanin, que representou Caumo no evento durante as férias do prefeito. Zanin participa do congresso, que ocorre nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26/04, em Canela.

O reconhecimento ocorreu em razão da adoção pelo município da Matific, uma plataforma educacional gamificada on-line utilizada na disciplina de matemática que alia conhecimento e jogos. A plataforma Matific foi implementada na rede municipal em 2023 com alunos do 1º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

Conforme Zanin, o evento é muito relevante para o compartilhamento de boas práticas sobre inovação, principalmente em relação às tecnologias e preocupações de adequações à legislação.

- A utilização de ferramentas de tecnologia podem impulsionar o desenvolvimento econômico e consequentemente melhorar a qualidade de vida na cidade. Conhecer exemplos de outros municípios é sempre importante para fomentar ideias para o nosso município - explica Zanin.

Nesta sexta-feira, 26/04, Zanin apresentará no congresso o case do Pro_Move Lajeado e os projetos decorrentes desta iniciativa, como a Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil), o Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), o projeto Trilhas da Inovação na educação, o Pro_Move Acelera e o prêmio Inova Servidor.

O evento

O objetivo do Congresso é reunir prefeitos, gestores públicos de diversas áreas e vereadores para conhecer e dialogar sobre inovações que podem transformar as cidades. O evento é considerado o principal encontro estadual de tecnologias para prefeituras, com foco na inovação como vetor de desenvolvimento econômico.

Inovação