Inovação

Programa Inova Servidor leva servidores municipais em visita ao Instituto Caldeira, em Porto Alegre

15/06/2023

Créditos: Laura Mallmann

Um grupo de servidores municipais da Prefeitura de Lajeado visitou o Instituto Caldeira, um espaço destinado à inovação e à nova economia, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 15/06. A atividade integra o programa de inovação da administração municipal, chamado Inova Servidor, que promove uma série de ações voltadas à promoção da inovação e do intraempreendedorismo.

Os servidores, acompanhados de grupos de outras cidades, participaram de visita guiada com apresentação das empresas, startups, universidades e poder público que fazem parte do ecossistema de inovação do Instituto Caldeira. O grupo também participou do Arena Pitch Day, um espaço destinado a startups para que apresentem suas soluções e expliquem seus planos de negócios.

- Essa visita foi uma oportunidade para os participantes do Inova Servidor conhecerem novos hubs de inovação e, assim, se inspirarem para novas ideais e possibilidades, que podem ser aplicadas no nosso meio. O Instituto Caldeira é um espaço que inspira inovação e é um modelo e exemplo para o nosso Labilá – destaca a diretora de Inovação do município, Mariela Portz.

Cerca de 15 servidores participaram da visita.

Inova Servidor

A Prefeitura, por meio do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) e do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae, promove uma série de ações voltadas à promoção da inovação e do intraempreendedorismo.

O programa foi lançado em outubro de 2022, no qual servidores são convidados a participar de atividades como workshops, palestras especiais, hacklabs, oficinas de projetos, LabInovadores e Acelera 2.0.

Uma das ações será com 20 servidores concursados trabalhando dentro do Labilá, durante quatro meses, quando serão capacitados para desenvolver projetos ou ideias de inovação voltados à solução de problemas relacionados à administração pública, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis, transparentes e menos burocráticos.

Instituto Cadeira

O Instituto Caldeira é um espaço destinado a atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação. O instituto, que é sem fins lucrativos, está situado em um prédio de 22 mil m² e conta com mais de 20 salas de reunião, quatro espaços de eventos e mais de 120 posições de coworking para uso dos membros.

Inovação