Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Inovação

Projeto Trilhas da Inovação forma quarta turma com 125 alunos

19/12/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

A quarta turma do Trilhas da Inovação, projeto de inovação do Pro_Move Lajeado na área da educação, formou 125 alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. A cerimônia de formatura ocorreu na noite de quarta-feira, 18/12, no auditório do Prédio 7 da Univates, e reuniu autoridades, alunos e familiares.

A cerimônia contou com a presença da secretária da Educação, Adriana Vettorello, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, do coordenador do Departamento de Inovação e Tecnologia, Cristiano Zanin, da coordenadora Pedagógica do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Cilene Machado Paraboa, e da coordenadora de Educação do Município, Katia Liege dos Santos Favaretto.

O titular da Sedetag, André Bücker, ressaltou a importância do desenvolvimento deste curso para a formação de mão de obra especializada.

- Os jovens que se formaram já estão pensando no seu futuro e saem do Trilhas mais preparados para esse futuro. Independentemente do que foi a vida para trás, os alunos abraçaram essa oportunidade e já sabem o que querem para o futuro. Esse curso faz com que os formados já estejam à frente no mercado de trabalho de outros jovens que não buscaram qualificação – ressaltou Bücker.

A secretária da Educação, Adriana Vettorello, avaliou que a escola precisa ser pensada para além da sala de aula e também oferecer oportunidades para potencializar conhecimentos.

- É uma oportunidade de conhecimento que abre muitas portas para os alunos. É um começo para olhar para o futuro. É trilhar um caminho novo em busca da inovação. Agora, os alunos devem unir os conhecimentos da escola formal com estes novos do Trilhas e evoluir para novos desafios nos próximos anos. O importante é não desistir do futuro – destacou Adriana.

Participaram do projeto alunos das EMEFs Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, Campestre, do Campestre, Francisco Oscar Karnal, do Santo Antônio, Guido Arnoldo Lermen, do Centenário, Lauro Mathias Müller, do Planalto, Nova Viena, do Olarias, Porto Novo, do Carneiros, Santo André, do Santo André, São Bento, do bairro São Bento, São José, de Conventos, Universitário, do bairro Universitário, e Vida Nova, de Conventos.

Criado em 2021, o projeto tem como objetivo transformar a educação por meio da inovação. Os alunos do 9º ano das EMEFs passam por seis meses de aulas em um projeto custeado pelo município, no valor de R$ 239.000,00. As aulas ocorrem no Senai Lajeado abordando inovação, engenharia e ciências exatas. Já se formaram no curso 65 alunos em 2021, 138 em 2022 e 124 em 2023.

Participação

As colegas Amanda Luiza Lersch, 15 anos, e Tayna Thais Noll, também 15, da EMEF Nova Viena, acreditam que o curso fará diferença no futuro profissional.

- O curso foi muito bom. Gostamos de tudo que aprendemos, do apoio dos nossos professores, do conteúdo ensinado a nós. Realmente, fomos muito bem acolhidos e assim o aprendizado se torna ainda melhor – relatou Amanda.

- O contato com a robótica, com a programação nos leva para outras áreas do conhecimento que a gente nem imagina existir. É diferente da sala de aula convencional. Não tínhamos noção de como fazer essas coisas e hoje já temos esse conhecimento – avaliou Tayna.

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

- O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai.

- Durante cerca de seis meses, os alunos selecionados do 9º ano do Ensino Fundamental participaram, no contraturno das aulas regulares, de vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.

- O curso é dividido em quatro trilhas independentes: eletrônica, robótica, fundamentos para programação de software e tecnologias da indústria 4.0.

- São 6 turmas que terão aulas de 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece lanche e transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai.

- O Senai fornece o material didático, camiseta de uniforme e caderno aos alunos, bem como os materiais, espaços e máquinas necessários para a realização do curso. Ao final da capacitação, os alunos precisam ter frequência mínima de 75% da carga horária para receber os certificados.

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

Editoriais

Inovação

Compartilhe:

de

7

Leia notícias relacionadas