Notícias
Inovação
Servidores de Lajeado apresentam ações inovadoras para o serviço público no programa Inova Servidor
13/12/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

Servidores da Prefeitura de Lajeado que participam do programa Inova Servidor apresentaram, nesta sexta-feira, 13/12, os projetos com soluções e ações inovadoras para melhorar o serviço público municipal, em benefício da comunidade, e receberam os certificados do prêmio. Foram 19 projetos apresentados, que envolvem áreas da saúde, transformação digital do governo, prevenção às tragédias climáticas, planejamento urbano e de impacto social e segurança. O Inova Servidor é um programa voltado aos servidores municipais efetivos focado no desenvolvimento de projetos e ações inovadoras dentro da administração pública que possam melhorar os serviços públicos.
Os servidores apresentaram as ideias de ações para o público presente. Entre eles, estavam o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita e prefeita eleita, Gláucia Schumacher, secretários municipais, consultores da Wise Innovation (consultoria contratada para a realização do programa), servidores do município de Lajeado e um grupo visitante de Caxias do Sul.
Confira os projetos apresentados pelos servidores:
– Efetividade na literacia em saúde de pacientes diabéticos submetidos a protocolo de atendimento na Atenção Primária à Saúde: ensaio pragmático randomizado – Ernanda Mezaroba
– Laboratório de Inovação em Educação na Saúde – Ernanda Mezaroba
– Otimização do trabalho do Agente Comunitário de Saúde – Gloria Cristina Schlabitz
– Otimização e desburocratização nas renovações de alvará sanitário – Liliane Silva
– Integração e atualização de informações do município de Lajeado em plataforma de dados georreferenciados – Juliana Heinz
– Boletos Municipais via WhatsApp – Samara Ribeiro da Silva
– Cartilha para Migrantes em Lajeado – Ane Lis Schardong
– Implementação do BIM (Building Information Modeling) para a elaboração de projetos do município – Luís E. Scheeren
– Infoemergências – Elisangela Lirian Becker
– Projeto Caracol – Alexandre Fransozi
– Inovação no Acesso à Biblioteca Pública de Lajeado – Marcia Fernanda Oliveira Lima
– Licenciamento Empresarial Automático – Cristiane Seibel Schneiders
– Plano de Ação Intersetorial Municipal para Calamidades – Ane Lis Schardong
– Qualificação do pré-natal através da educação em saúde sobre parto para melhorar a forma de nascer em Lajeado – Thainá dos Santos
– Plano Municipal de Enfrentamento às Cheias – Braulio Jaeger
– Documentos com assinatura digital – Esther Manuela Imbriaco Silveira
– Concilia Lajeado - Programa Municipal de Regularização Tributária – Luciane Kummer/Angélica Lucini
– Oficina Terapêutica Saúde do Idoso – Fátima Cereza Schu
– Ampliação do acesso ao implante contraceptivo subdérmico em Lajeado – Thainá dos Santos
O prefeito Marcelo Caumo reforçou que essas ideias e ações precisam partir do servidor, já que é ele que atua junto à comunidade.
- Os servidores públicos conhecem os caminhos, conhecem os processos e nós acreditamos neste processo para trazer inovações para o servidor público do nosso município. Será muito importante avaliar as possibilidades de implementação para facilitar processos e promover, de fato, a inovação na administração pública – destacou Caumo.
Os participantes receberam uma certificação ao final das apresentações.
O prêmio
O programa Inova Servidor foi lançado em outubro de 2022 e instituído como lei em dezembro de 2022. Em novembro de 2023, foi lançado o edital do Prêmio Inova Servidor, com o objetivo de incentivar e gratificar servidores efetivos do Poder Executivo Municipal que apresentassem projetos para solucionar problemas relacionados à administração, buscando soluções que tornem os serviços públicos mais ágeis e transparentes e menos burocráticos.
Em janeiro foram encerradas as inscrições com 35 projetos inscritos. Destes, 30 foram apresentados e 20 selecionados, porém um servidor desistiu. Estes 19 projetos receberam ajuda da Wise Innovation (consultoria contratada para a realização do programa) para capacitação e mentoria para desenvolverem as ideias. Com a apresentação, as ideias poderão ser implementadas no município, conforme critérios de viabilidade e impacto potencial.
Fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Inovação
Compartilhe:
de
6