Notícias
Pacto Lajeado pela Paz
Orientadores educacionais das EMEFs participam de formação do Programa SEJA
06/02/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann
Orientadores educacionais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado participaram do encontro de formadores do programa SEJA de educação socioemocional, do Pacto Lajeado Pela Paz. Os encontros ocorrem nesta segunda e terça-feira, 06 e 07/02, no auditório da Secretaria da Educação. Os profissionais participaram da formação para se tornarem instrutores do programa nas escolas e para capacitar professores a trabalharem com os alunos da rede com a técnica de mindfulness (atenção plena), diálogo colaborativo, Justiça Restaurativa e Empreendedorismo.
Conforme a coordenadora do Programa Seja, Priscilla Hasstenteufel, essa formação significa a sustentabilidade do programa, uma vez que os orientadores passam a estar aptos a ensinar aos professores como aplicar o programa.
- Em 2023, estamos vivenciando uma formação inédita do programa, que representa uma grande evolução para o município. O Instituto Cidade Segura e o Emoções para Paz, por meio dos desenvolvedores do programa, estão capacitando os orientadores educacionais das escolas municipais como formadores e supervisores do programa nas escolas. Assim, as próximas formações do programa, que acontecem anualmente, serão conduzidas por profissionais locais – explica Priscilla.
A prefeita em exercício, Gláucia Schumacher, ressalta a importância do trabalho dos orientadores e professores em desenvolver essa cultura de paz dentro da sala de aula.
- O programa SEJA é um trabalho de longo prazo que demanda esforço de todos para seguir ocorrendo. Agradecemos o empenho de cada orientador, pois sabemos que ele fará a diferença lá na frente, quando conseguirmos multiplicar essa cultura do diálogo colaborativo e atenção plena. É uma política pública que já promove uma mudança na nossa sociedade – ressalta Gláucia.
- Sabemos que é muito importante trabalhar as relações e as emoções, pois elas também fazem parte do aprendizado. Se queremos uma educação transformadora, temos que unir forças e buscar as ferramentas certas, como esse programa, para realmente transformar. Queremos uma cidade educadora e trabalhamos para isso – destaca a secretária de Educação, Adriana Vettorello.
- Na sexta-feira, a equipe do Pacto visitou o Presídio de Lajeado para apresentar o Programa SEJA e tivemos relatos dos apenados dizendo que se tivessem esse programa na escola, muitos não estariam cumprindo penas. Então, estamos plantando a semente para colher no futuro e não precisarmos mais ouvir relatos como esses – relata a coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues.
Programa SEJA
- O SEJA é um programa de educação socioemocional que promove o desenvolvimento de cinco competências: autoconhecimento, autorregulação, habilidades sociais, consciência social e tomada de decisão responsável.
- O programa utiliza a técnica de mindfulness (atenção plena), diálogo colaborativo, Justiça Restaurativa e Empreendedorismo.
- O SEJA tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida dos alunos, familiares e da comunidade.
- Em Lajeado, é aplicado com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais, privadas e estaduais.
- O programa consiste em 20 aulas por ano, a serem ministradas uma vez por semana, com duração de um período de aula.
Editoriais
Pacto Lajeado pela Paz
Compartilhe:
de
3