Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Pacto Lajeado pela Paz

Prefeitura de Lajeado apresenta resultados e projetos do Pacto Lajeado pela Paz

27/11/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado realizou uma apresentação de resultados, ações e projetos do Pacto Lajeado pela Paz, que foi lançado em junho de 2019 no município e completou 5 anos. O evento ocorreu no Labilá - Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado, nesta quarta-feira, 27/11. Pessoas da comunidade, entidades e autoridades dos poderes executivo e judiciário, e integrantes das forças de segurança da região participaram do evento.

Foram apresentadas as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos nos dois eixos de atuação do Pacto: da prevenção à violência, coordenado por Tânia Fröhlich Rodrigues, e da aplicação da lei, coordenado por Paulo Locatelli.

O prefeito Marcelo Caumo, na abertura do evento, destacou a importância de demonstrar o resultado para a comunidade, com exemplos de pessoas que são impactadas pelo Pacto.

- O Pacto mostra sua força em todas as etapas, no trabalho das escolas, na evolução dos alunos, nos resultados da aplicação da lei com diminuição de índices. Um ingrediente fundamental para a relevância dos números do Pacto é a relação de confiança entre os diversos setores envolvidos e as forças de segurança. Quanto mais diálogo e interação entre poder executivo, legislativo e judiciário e as forças de segurança, melhor será o resultado para a comunidade – avaliou o prefeito Marcelo Caumo.

Na área da aplicação da lei, o secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, apresentou as conquistas operacionais dos órgãos de segurança de Lajeado, como câmeras de videomonitoramento, cercamento eletrônico, operações integradas, entre outros.

- Apesar de sermos o eixo de aplicação da lei, nós também atuamos dentro das escolas com Escolinha de Trânsito, Patrulhas escolares, Educação de Trânsito, Proerd, Polícia Comunitária, Bombeiro Mirim e, ainda, teremos a Defesa Civil Escolar para 2025. A aplicação da lei começa também na escola. Os dois eixos são complementares – avaliou o secretário Locatelli.

Entre os índices destacados, está a redução de 76,7% nos homicídios, no período de 2014 a 2022, redução de 76,2% nas tentativas de homicídio, no período de 2019 a 2023, e redução de 79,4% nos roubos e furtos de veículos, no período de 2017 a 2023.

Ainda no eixo da aplicação da lei, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Porto Novo, Isabelle Baum da Silva, de 15 anos, e Arthur Ferreira Mattes, também de 15 anos, confirmaram os impactos positivos das palestras e programas do Pacto no comportamento dos colegas.

- Não houve mais relatos de brigas, não houve mais relatos de uso de cigarro eletrônico. Então, é possível afirmar que o Pacto trouxe uma nova paz para a escola, trouxe uma nova cara para a Porto Novo. É um projeto que todos precisam prestar atenção. Nunca é tarde para uma pessoa alcançar a paz que ela precisa – contou Arthur.

A coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, destacou que o eixo de prevenção é a disseminação da paz com a aplicação de projetos socioemocionais Justiça Restaurativa, Família na Roda, Conte Comigo, Seja, Cada Jovem Conta, SOMAR e Banco de Oportunidades.

- O Pacto é uma iniciativa da administração municipal, mas é um movimento multissetorial, feito por muitas mãos e muitas delas voluntárias. Tudo isso para incentivar a cultura de paz na nossa comunidade. Como foi dito pelo aluno Arthur, nunca é tarde para implementar a paz e prevenir a violência – destacou Tânia.

Cada projeto socioemocional foi apresentado pelos seus coordenadores, também com a presença de pessoas da comunidade que participam dos programas.

Confira a apresentação completa clicando aqui.

 

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

Editoriais

Pacto Lajeado pela Paz

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas