Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Pacto Lajeado pela Paz

Seminário interno debate ações sobre atuação do Pacto Lajeado pela Paz em 2025

07/04/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado realizou, nesta segunda-feira, 07/04, um seminário interno com os eixos de prevenção e aplicação da lei do Pacto Lajeado pela Paz, Secretaria de Educação e órgãos de segurança envolvidos na atuação do programa. O seminário ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, e teve como objetivo integrar os programas e definir metas para o ano de 2025.

A prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, destaca que o sucesso do Pacto é a união de entidades e instituições para colocar os dois eixos em prática de forma contínua.

- Os números comprovam que os dois eixos, o de prevenção e de aplicação da lei, funcionam e se complementam por conta da atuação conjunta de diversos agentes. Os resultados expressivos na redução da violência só foram possíveis porque houve avanços em ambas as frentes. Para manter e melhorar ainda mais estes dados, é fundamental alinhar nossos objetivos e continuar atuando de forma integrada no programa – destacou Gláucia.

O eixo de prevenção foi apresentado pela da coordenadora dos programas de educação socioemocional do Pacto Lajeado pela Paz, Priscilla Hasstenteufel, que esclareceu como os programas do eixo da prevenção estão estruturados: Justiça Restaurativa, Família na Roda, Conte Comigo, Seja, Cada Jovem Conta, SOMAR e Banco de Oportunidades. Este eixo atua em parceria com a Secretaria de Educação, Desenvolvimento Social, Saúde e outros órgãos do município para se aproximar de jovens em todas as etapas do desenvolvimento.

Na área da aplicação da lei, o secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, apresentou as formas de atuação integrada dos órgãos de segurança para atuação junto à comunidade e dos programas de Polícia Comunitária, Proerd, Bombeiros Mirins, Escolinha de Trânsito e Educação para o Trânsito com as escolas.

- A maioria destes programas já são realizados nas escolas, pois a aplicação da lei começa também na escola, com visitas das polícias, com a aproximação com os bombeiros e da Brigada Militar com o Proerd. Os dois eixos são complementares. E temos ainda o projeto de Defesa Civil Escolar que será apresentado e avaliado em breve – avaliou o secretário Locatelli.

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, propôs a criação de um comitê para elaboração de protocolos e formas de atuação em casos de necessidades.

- Queremos uma atuação próxima dos órgãos de segurança com protocolos prontos de como atuar em situações de risco. É um método de integração e entrosamento para identificação de sinais e elaborarmos padrões de atuação – explica Adriana.

Será criado um comitê com membros dos programas e de órgãos de segurança para elaboração destes protocolos citados. O comitê terá encontros mensais com dois representantes de cada órgão e programa.

 

Editoriais

Pacto Lajeado pela Paz

Compartilhe:

de

4

Leia notícias relacionadas