Cultura/Educação/Segurança Pública

Prefeitura de Lajeado apresenta projeto da Central de Polícia ao Governador do Estado

01/02/2023

Créditos: Gustavo Mansur

A Prefeitura de Lajeado apresentou, na tarde terça-feira (31/01), em reunião no Palácio Piratini, o projeto da nova Central de Polícia para o Governador Eduardo Leite, em Porto Alegre. O moderno projeto terá 2.856,70 m² de área construída, distribuídos em quatro pavimentos. O prédio abrigará as cinco delegacias do município: Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), Delegacia Regional de Polícia, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Distrital e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO).

Elaborado pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), da Prefeitura de Lajeado, o projeto foi discutido anteriormente com as Secretarias de Obras e Segurança Pública do Estado. O governador Eduardo Leite demonstrou interesse no projeto e sugeriu que possa servir de modelo paras futuras delegacias a serem construídas no Rio Grande do Sul após avaliação das equipes internas.

- Essa é uma importante obra para o município e a região. O local onde hoje se encontram as delegacias está defasado, e este prédio moderno proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores e para quem busca atendimento - destacou o prefeito, Marcelo Caumo. Além disso, o chefe do Executivo municipal ressaltou que a localização do novo prédio é estratégica pois fica próxima das duas principais rodovias da região, a BR-386 e a ERS-130.

- Este projeto reflete o envolvimento do Executivo e do Legislativo com as necessidades da comunidade. A segurança pública é muito relevante, e poder ceder ao Governo do Estado o terreno para a construção, bem como todos os projetos da Central de Polícia, demonstra o quanto estamos empenhados na busca por soluções adequadas – mencionou o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Giancarlo Bervian.

Além do prefeito Marcelo Caumo e da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, também participaram da reunião na Capital os titulares da Seplan, Giancarlo Bervian, da Segurança Pública (Sesp), Paulo Locatelli Gandin, o Secretário de Segurança Pública do Estado, Sandro Caron de Moraes, o Chefe de Gabinete do Governador, Euclides Maria da Silva Neto, e os delegados Antônio Carlos Pacheco Padilha, Shana Luft Hartz e Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

O terreno onde ficará a nova Delegacia pertente ao município. Já o terreno onde funcionam quatro das atuais delegacias pertence ao Governo do Estado. Agora, os executivos municipal e estadual irão definir os valores finais para a troca dos terrenos. A intenção do município é usar a área do Centro para futura ampliação do Parque dos Dick, que fica ao lado.

O próximo passo será a análise e aprovação do setor jurídico do Estado para futuro encaminhamento da obra. A construção da nova Central de Polícia ficará a cargo do Governo do Estado.

Fotos: Gustavo Mansur, governo do Estado.
Imagens: Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), da Prefeitura de Lajeado.

Cultura/Educação/Segurança Pública