Inovação
Projeto Trilhas da Inovação forma segunda turma com 138 alunos
16/12/2022
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Leandro Fernandes

A segunda turma do Trilhas da Inovação, projeto da área de inovação do Pro_Move Lajeado na área da educação, formou 138 alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. A formatura ocorreu na quinta-feira, 16/12, no Teatro do Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), reunindo autoridades, alunos e familiares.
A cerimônia contou com a presença do prefeito, Marcelo Caumo, da secretária da Educação, Adriana Vettorello, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, da coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia, Mariela Portz, do Gerente de Operações do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Jerry Amarildo Hibner, da coordenadora Pedagógica do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Cilene Machado Paraboa, e do instrutor do curso, Elder Sarmento, que auxiliaram na entrega dos certificados aos alunos.
– O Trilhas é um projeto com conteúdo diferenciado que leva conhecimento na área de inovação para jovens que são convidados a sonhar com a possibilidade de emprego em um futuro próximo. O projeto é um orgulho para o Pro_Move Lajeado, e, com certeza, ano que vem ele continua e ainda será ampliado para o Trilhas Mais – disse Caumo.
Participaram alunos do 9º ano das EMEFs Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro, São Bento, do bairro São Bento, São João, do bairro Moinho D’Água, Guido Arnoldo Lermen, do bairro Centenário, Nova Viena, do bairro Olarias, Lauro Mathias Müller, do bairro Planalto, São José e Vida Nova, do bairro Conventos, Santo André, do bairro Santo André, Universitário, do bairro Universitário, e Porto Novo, do bairro Carneiros.
Durante seis meses, os jovens tiveram a oportunidade de experimentar, no contraturno escolar, vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora e com conteúdos diferenciados, como eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0, totalizando 192 horas de aula no semestre. O projeto é um investimento do município, no valor de R$ 224.500,00, e as aulas ocorreram no Senai Lajeado.
– Com esse curso ampliamos nossos conhecimentos em várias áreas, e será importante para a escolha da nossa trajetória profissional em um futuro bem próximo. Esperamos que o projeto vá adiante e outros jovens sejam contemplados com essa oportunidade – declararam as oradoras representantes das turmas, Luiza Gabriela Bomm e Yasmin Yanna Daniel Borba.
Sobre o projeto Trilhas da Inovação
- O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai.
- O curso foi dividido em quatro módulos, sendo o primeiro sobre eletrônica, analógica e digital, o segundo sobre robótica, o terceiro sobre fundamentos para programação de software e o último sobre tecnologias da indústria 4.0.
- Os alunos foram divididos em turmas, que frequentavam aulas duas vezes por semana, com 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai e lanche.
Editoriais
Inovação
Compartilhe:
de
4