Pacto Lajeado pela Paz

Programa AME, do Pacto Lajeado pela Paz, forma grupo na Unidade de Saúde do bairro Santo Antônio

04/10/2022

O AME, programa socioemocional vinculado ao eixo de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz, da Prefeitura de Lajeado, formou um grupo de mães e cuidadoras na Unidade de Saúde do bairro Santo Antônio. O encerramento do programa ocorreu na tarde dessa segunda-feira, 03/10, com entrega de certificado para as cuidadoras.

Seis pessoas participaram da formação na unidade de Saúde, sendo duas profissionais facilitadoras, a enfermeira Caroline Veloso e a agente de saúde Letícia de Bairros, e quatro mães e cuidadoras, usuárias da atenção básica. Foram oito encontros com duração de cerca de 2 horas cada.

Foram realizadas atividades de acordo com 8 módulos:

- Motivação para mudança e razões do mau comportamento;

- Apego seguro;

- Desenvolvimento infantil;

- Pensamentos e emoções;

- Como lidar com o comportamento difícil da criança;

- Disciplina positiva;

- Tempo junto com a criança;

- Autocuidado.

Conforme a enfermeira Caroline Veloso, o objetivo da formação é para as mães e cuidadoras fazerem a diferença na comunidade, orientarem os seus pares sobre o que foi aprendido, aplicar as práticas no seu dia a dia e motivar outros cuidadores a participarem dos próximos grupos.

- O programa AME, além de toda a proposta de parentalidade positiva e afeto seguro, proporciona sabedoria compartilhada e uma conexão especial das mães, pais e cuidadores com os profissionais da saúde que conduzem os momentos. É muito gratificante ver o trabalho e envolvimento das facilitadoras do AME, Caroline e Letícia, nesta unidade - relata a coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Fröhlich Rodrigues.

Programa AME

- O Programa AME de Parentalidade Positiva é destinado a gestantes. Posteriormente, poderão participar dos grupos também mães, pais e cuidadores de crianças de 0 a 6 anos de idade atendidos em Unidades de Saúde do Município e em organizações comunitárias do município.

- O programa oferece dicas e sugestões concretas para educar as crianças com respeito, afeto e sem violência, fáceis de serem implementadas para melhorar a relação entre pais e filhos. O programa é vivencial, com atividades divertidas e de reflexão para que mães, pais e cuidadores possam reorganizar e fortalecer a relação com seus filhos.

- O programa trabalha com os princípios da disciplina positiva, para criar conexão e colaboração em casa. Alguns dos temas abordados pelo programa AME são: apego seguro; as razões do mau comportamento; como lidar com a raiva; aprender a lidar com as emoções; disciplina positiva e tempo junto.

Pacto Lajeado pela Paz