Pacto Lajeado pela Paz

Dia da Paz é celebrado com apresentação do Pacto Lajeado pela Paz e palestra sobre ciência da felicidade

05/12/2023

Créditos: Laura Mallmann

Para celebrar o Dia da Paz no município, a Prefeitura de Lajeado promoveu o evento “Quatro Anos do Pacto Lajeado pela Paz: Conquistas, Desafios e Perspectivas para uma Cultura de Paz na Cidade e Região” e a palestra “Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz” com Gustavo Arns. A comunidade pôde acompanhar a apresentação de projetos e ações e dos resultados do programa, que foi lançado em junho de 2019 no município. O evento ocorreu no auditório do Sicredi Integração nesta terça-feira, 05/12. Pessoas da comunidade, entidades e autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário e das forças de segurança da região participaram do evento.

Na abertura do evento, os alunos Raphael dos Santos Rodrigues, aluno do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Oscar Koendefer, e Lana Manoela Weber da Silva, aluna do 9º ano da EMEF Nova Viena, vencedores do concurso de Redação pela Paz, promovido pelo Grupo A Hora em parceria com o Pacto Lajeado pela Paz, leram suas redações. O concurso foi planejado para oportunizar uma reflexão sobre a paz e atitudes não violentas, dentro dos fundamentos trabalhados nas escolas pelo projeto Pacto Lajeado Pela Paz.

Durante o evento, foram apresentadas as atividades desenvolvidas e resultados obtidos nos dois eixos de atuação do Pacto: da prevenção à violência, coordenado por Tânia Fröhlich Rodrigues, e da aplicação da lei, coordenado por Paulo Locatelli. Na área da aplicação da lei, o secretário da Segurança Pública, Paulo Locatelli, apresentou as conquistas operacionais dos órgãos de segurança de Lajeado, como câmeras de videomonitoramento, cercamento eletrônico, delegacia especializada, entre outros.

- Quando trabalhamos de forma integrada, com união de forças, nós estamos vencendo a violência no município. Entre os números de destaque, temos a redução de 82% de furtos e roubos de veículos entre 2018 e 2023 e redução de 78% de roubo a pedestres entre 2017 e agosto de 2023. Sempre buscamos de melhorar nossos indicadores para ampliar a sensação de segurança no município – ressaltou Locatelli.

A coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Rodrigues, destacou que o eixo de prevenção é a disseminação da paz com a aplicação de projetos socioemocionais, com a formação de facilitadores da paz, que já formaram mais de 900 pessoas, e das oportunidades que o Pacto proporciona, desde a infância até o mercado de trabalho.

- São programas especializados que atendem crianças, adolescentes e familiares. Às vezes, o atendimento especializado vai muito além daquele jovem que está na escola, às vezes a família também precisa deste olhar atento. Já são 20 mil pessoas impactadas, mas dá para ampliar esse círculo. Vemos empresas privadas buscando esse conhecimento para promover espaços de diálogo e bem-estar. O Pacto é um plano de cidade, que deve ser difundido cada vez mais – avaliou a coordenadora.

O prefeito Marcelo Caumo ressaltou as conquistas e reconhecimentos do Pacto nesses quatro anos de programa.

- É com imensa alegria que, neste ano de 2023, fomos convidados para apresentar o Pacto em diversos pontos do país, como Espírito Santo e Amazonas. No eixo da Aplicação da Lei, a integração das forças de segurança é algo a ser ressaltado. Parece algo simples, mas em muitos locais não acontece e aqui foi possível integrar. Nós estamos juntos e engajados para alcançar os mesmos objetivos. No eixo da prevenção, é algo que integra quase todas as nossas secretarias, pois é um trabalho complexo de ser executado. Temos muito a melhorar e crescer para construir uma cidade ainda melhor – ressaltou o prefeito.

Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz”

Após as apresentações, ocorreu a palestra “Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz”, com o idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns (confira o currículo abaixo). O palestrante explicou que há uma ciência que estuda a felicidade.

- Existem alguns conceitos que dizem que felicidade está relacionada a momentos felizes que vivemos, porém a felicidade pode ir além desses momentos. Muitas pessoas dizem que uma viagem nas férias é felicidade, mas e se o pneu furar a caminho da viagem ou o clima estiver ruim nos dias da sua viagem? Por isso, a ciência explica que podemos construir uma felicidade para além apenas destes momentos felizes – avalia Arns.

Durante a palestra, ele desafiou os participantes a agradecer, ou pela manhã ou durante a noite, por três coisas boas que aconteceram no dia.

- É um momento simples, de gratidão, e que pode contribuir com o nosso bem-estar. É aprender a olhar para os momentos e os atos simples que devem ser agradecidos – ressaltou Arms.

O palestrante

Gustavo Arns é idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, que é realizado anualmente. É cofundador do Centro de Estudos de Felicidade com sedes no Brasil, Canadá e Argentina e presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas. É aluno do Mestrado Masters of Arts in Happiness na Centenary University nos Estados Unidos. Recebeu nas Filipinas o prêmio Gusi pela Paz. É Professor da Pós-Graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS e PUC-PR.

Confira a apresentação sobre as atividades e resultados do Pacto clicando aqui.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Pacto Lajeado pela Paz