Pacto Lajeado pela Paz

Cerca de 900 alunos de 9º anos participam de palestra de autoconhecimento e autocontrole com Fernando Belatto

29/11/2023

Créditos: Laura Mallmann

Cerca de 900 alunos dos 9º anos de Escolas Municipais, Estaduais e Privadas do município celebraram a paz na manhã desta quarta-feira, 29/11, na palestra “Os Guerreiros no Novo Mundo” sobre autoconhecimento e autocontrole com Fernando Belatto. Promovida pela Prefeitura de Lajeado, por meio do programa Pacto Lajeado pela Paz, a programação ocorreria em 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, mas foi adiada em razão da enchente daquele mês.

Na abertura do evento, os alunos Raphael dos Santos Rodrigues, aluno do 4º ano da EMEF Oscar Koendefer, e Lana Manoela Weber da Silva, aluna do 9º ano da EMEF Nova Viena, vencedores do concurso de Redação pela Paz, promovido pelo Grupo A Hora em parceria com o Pacto Lajeado pela Paz, leram suas redações. O concurso foi planejado para oportunizar uma reflexão sobre a paz e atitudes não violentas, dentro dos fundamentos trabalhados nas escolas pelo projeto Pacto Lajeado Pela Paz.

Em seguida, o prefeito Marcelo Caumo subiu ao palco ao lado da vice-prefeita Gláucia Schumacher e do promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, para dar as boas-vindas aos estudantes.

- O Pacto tem uma responsabilidade de tornar a cidade ainda melhor de se viver. Nós só conseguimos avançar quando somos sinceros e conseguimos falar sobre nossos problemas e virtudes. O Pacto Lajeado pela Paz surgiu para isso, para superarmos os desafios da violência e avançarmos no propósito da paz – avaliou Marcelo Caumo.

A palestra foi conduzida pelo publicitário e criador do método “O Despertar do Guerreiro Interno”, Fernando Belatto (confira o currículo abaixo), que abordou o tema “Os Guerreiros no Novo Mundo”. A conversa ocorreu com estudantes, professores e responsáveis pelo programa SEJA, no Teatro Univates.

Belatto realizou dinâmicas de ativação corporal com o público e tratou de temas como ansiedade, desafios da vida e como eles devem ser trabalhados e superados.

- Tenho uma frase como mantra: “A vida é nossa melhor amiga, e os desafios são nossos professores”. Aquilo que mais nos desafia é aquilo que mais nos ensina. Por isso, devemos respeitar o nosso desafio, o nosso problema, e refletir qual a melhor forma de superar, pensando também qual aprendizado aquilo me trará. Temos que desenvolver o autoconhecimento e o autocuidado, olhar no espelho e vencer nossos desafios – explicou o palestrante.

Para Belatto, é necessário aprender a lidar com as emoções, refletir sobre os desafios e sentir os aprendizados.

- Esse é o caminho para alcançar a maturidade emocional – completou Belatto.

O palestrante

Fernando Belatto é Sensei, faixa preta de jiu-jitsu e criador do método “O Despertar do Guerreiro Interno”, que combina meditação, artes marciais e autoconhecimento e que vem ajudando, há mais de 10 anos, pessoas e empresas a sustentarem uma vida mais íntegra, harmônica e equilibrada. Explorador e estudioso de filosofias e ferramentas voltadas para o bem-estar físico, mental e emocional, foi buscar em diversos países as respostas para ancorar um estilo de vida com propósito e conexão na prática. É palestrante e mentor de empresários que buscam atingir um patamar superior de produtividade com equilíbrio e saúde.

Novo evento do Dia da Paz

No dia 05/12, próxima terça-feira, ocorre a apresentação “Quatro Anos do Pacto Lajeado pela Paz: Conquistas, Desafios e Perspectivas para uma Cultura de Paz na Cidade e Região”, com os coordenadores dos eixos da Aplicação da Lei, Paulo Roberto Locatelli Gandin, e da Prevenção da Violência, Tânia Fröhlich Rodrigues.

Em seguida, ocorre a palestra “Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz”, com o idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns (confira o currículo abaixo). O evento está aberto para inscrições .

Como participar:

Data: 05/12, terça-feira, com início às 8h30

Público: aberto à comunidade mediante inscrição, até o dia 02/12, neste link.

Local: Auditório do Sicredi Integração (Avenida Piraí, 97 - Bairro São Cristóvão)

O palestrante

Gustavo Arns é idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, que é realizado anualmente. É cofundador do Centro de Estudos de Felicidade com sedes no Brasil, Canadá e Argentina e presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas. É aluno do Mestrado Masters of Arts in Happiness na Centenary University nos Estados Unidos. Recebeu nas Filipinas o prêmio Gusi pela Paz. É Professor da Pós-Graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS e PUC-PR.

Informações sobre os dois eventos: telefone (51) 3982-1262 ou e-mail pacto@lajeado.rs.gov.br

Texto e fotos: Laura Mallmann

Pacto Lajeado pela Paz