Pacto Lajeado pela Paz

Programa Sagaz, do Pacto Lajeado pela Paz, forma primeira turma de jovens

01/07/2022

Créditos: Laura Mallmann

Ajudar os jovens a descobrir novos talentos é um dos objetivos do Programa Sagaz, que integra os programas socioemocionais vinculados ao eixo de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz, da Prefeitura de Lajeado. Nessa quinta-feira, 30/06, ocorreu a formatura da primeira turma de jovens do programa, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS). Participaram da atividade familiares dos jovens, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a secretária da SMDS, Céci Maria Rodrigues Gerlach, e o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach.

Os encontros iniciaram em maio. No total, foram sete encontros, realizados uma vez por semana, com duas horas de duração cada. Os nove jovens participantes aprenderam técnicas de desenvolvimento da fala, controle de impulsos, regulação emocional, entre outros. Na formatura, receberam certificado de conclusão e apresentaram uma música desenvolvida pelo grupo, com rimas produzidas por eles. O lema da turma foi “Minhas dificuldades não apagam meu talento”.

A psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Lajeado, Kátia Mottin Tedeschi, explica que o programa trabalha com o objetivo de que os jovens aprendam a reconhecer seus sentimentos, suas emoções e seus pensamentos e criem mecanismos para controlá-los para reduzir comportamentos de agressividade e violência.

- Neste primeiro grupo, tivemos a música como uma aliada para desenvolver o projeto e dialogar sobre a violência. O grupo conseguiu compreender a proposta do programa e realizar algo a partir disso. Como resultado, temos a criação de uma música que fala das dificuldades deles com ideias de melhoria – relata Kátia .

A coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues, destaca que o Sagaz é uma oportunidade de inserção dos jovens na sociedade e, principalmente, de descoberta de talentos.

- Formar a primeira turma é muito especial. O Sagaz é um complemento de todo trabalho do eixo de prevenção do Pacto. É um espaço especial para a descoberta de novos talentos – ressalta a coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues.

Controle dos sentimentos

Um dos jovens formado pelo Sagaz destaca que o programa ajudou muito no controle de suas emoções.

- Sofro de bipolaridade e hoje consigo entender e controlar melhor os meus sentimentos. Quero que este programa continue e tenha vida longa para ajudar mais jovens como eu. Vou ajudar a divulgar para que mais pessoas conheçam e tenham acesso a ele. O trabalho com a música foi muito especial para o grupo – relata.

O programa

O Sagaz é um programa que utiliza técnicas cognitivo-comportamentais e está voltado para adolescentes e jovens entre 12 e 17 anos com problemas de comportamento em escolas ou em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

O foco do programa é estimular a empatia, o controle de impulsos, a regulação emocional, a identificação de valores pessoais, a resolução de problemas e outras habilidades socioemocionais. Para isso, são realizadas intervenções com técnicas de terapia cognitivo-comportamental.

Para aplicar o programa, professores e alunos têm acesso a materiais gráficos e livros com exercícios práticos e identidade visual. Além disso, os jovens também recebem um cartaz que destaca os valores de serenidade, autocontrole, garra, amizade e zelo para levarem para casa.

A execução do programa acontece junto ao Creas.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Pacto Lajeado pela Paz