Acessibilidade Contraste Mapa do Site


Operações Integradas

 

Entre as ações voltadas ao eixo de aplicação da lei estão as Operações Integradas de Fiscalização, tendo sua primeira operação realizada em 27 de junho 2019.  As ações ocorrem em pontos e horários estratégicos mapeados pelo Gabinete de Gestão Integrada e costumam durar até de madrugada nos pontos de maior concentração, principalmente nos finais de semana.
 

Desde então tornou-se comum ver nas noites da cidade um comboio de viaturas, formado por profissionais da Brigada Militar, Polícia Civil, Fiscalização do Trânsito e Fiscais do município, muitas vezes com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. 
 

O comboio da Paz orienta e fiscaliza estabelecimentos, realiza revistas em busca de armas e foragidos, bem como fiscaliza embriaguez ao volante, entre outras ações.
 

A iniciativa é inspirada na Teoria das Janelas Quebradas, que recomenda que se atue para prevenir os pequenos delitos, como uma forma de prevenir crimes mais graves e melhorar a sensação de segurança na cidade.

 

Até o momento, já foram realizadas 100 operações integradas.



Gabinete de Gestão Integrada

Além das operações de fiscalização, também são feitas reuniões mensais com todos os órgãos que compõe o sistema de segurança pública para análise de dados de índices criminais, avaliação e implantação de diretrizes especificas ao enfrentamento dos índices que estão acima do considerado como aceitável. Participam das reuniões os órgãos municipais da Brigada Militar, Polícia Civil, Sistema Prisional (Susepe), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Insistito-Geral de Perícias, Ministério Publico, Tribunal de Justica, Defensoria Pública, Prefeitura de Lajeado, Ordem dos Advogados do Brasil e Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública.


de

10