Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cuidados com a Cidade

Prefeitura de Lajeado dá início à estruturação da PPP de Iluminação Pública e Serviços Digitais

18/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado participou, nesta terça-feira, 18/11, da reunião de “kick-off”, uma apresentação que marca o início da modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública e Serviços Digitais. O encontro, que ocorreu no Laboratório de Inovação do Governo de Lajeado (Labilá), reuniu representantes da Prefeitura, CAIXA e Consórcio Houer–MViana, responsável pela estruturação técnica do projeto. Também estiveram presentes vereadores e secretários municipais.

O projeto prevê a modernização completa da iluminação pública, com a troca das luminárias atuais por LED, que oferece maior eficiência energética e melhor qualidade de iluminação, além da ampliação de pontos em áreas que ainda precisam de cobertura. Também está prevista a adoção de tecnologias como Wi-Fi em espaços públicos, câmeras de monitoramento e sistemas de gestão de trânsito. A expectativa é que a PPP resulte em mais eficiência na gestão da iluminação, economia de recursos públicos e expansão da infraestrutura digital do município.

A prefeita Gláucia Schumacher destaca que a PPP é essencial para garantir avanços na qualidade e na gestão da iluminação pública.

- Já conquistamos avanços significativos na iluminação pública neste ano, mas, com o crescimento acentuado de Lajeado, só conseguiremos ampliar e manter esse padrão com a parceria de empresas especializadas na área. Lajeado já é modelo em diversas áreas e, com esse projeto, também será referência em iluminação pública de qualidade. Vamos usar a tecnologia a favor da comunidade, oferecendo serviços mais eficientes e sustentáveis – avalia a prefeita.

Durante a reunião, foram apresentados os objetivos e as principais etapas da estruturação. As equipes alinharam como será conduzido o trabalho e os próximos passos, que incluem o levantamento das condições atuais da cidade, a realização de visitas técnicas e o início dos estudos que vão orientar as soluções do projeto.

Conforme o vice-prefeito, Guilherme Cé, a PPP da Iluminação Pública busca garantir maior eficiência na prestação do serviço público por meio de gestão privada.

- Em 2021 iniciamos o projeto de modelagem de PPP, que infelizmente acabou não avançando na modelagem anterior, principalmente pelas mudanças econômicas da época e pelas cheias que nos afetaram. Essa parceria com a Caixa foi estabelecida para remodelar e fazer novos estudos, viabilizando um novo processo de concessão. É um modelo com diversos exemplos de sucesso pelo Brasil e pelo mundo – explica Cé.

A iniciativa busca reduzir o consumo de energia, ampliar a segurança pública, melhorar a mobilidade urbana e aproximar Lajeado de um modelo de cidade inteligente já aplicado em outras cidades do país. A estruturação conduzida pelo consórcio Houer–MViana, contratada pela CAIXA, segue o modelo já consolidado na carteira de iluminação pública da instituição, hoje composta por 55 projetos em todo o país.

Entre os serviços previstos na PPP estão:
Iluminação pública: modernização, ampliação, eficientização energética, operação e manutenção do parque; implantação de telegestão em vias de maior movimento; criação de um centro de controle e operação.

Serviços digitais: câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial e veicular; gestão semafórica em tempo real; sistemas de alerta e difusão de informações; monitoramento de frota urbana e transporte público; entre outros.

O projeto
O projeto conta com a parceria da Caixa, tanto no financiamento quanto no suporte técnico, em todas as suas etapas, garantindo qualidade, segurança, transparência e conformidade com os requisitos legais e operacionais.

O contrato com a Caixa não implica custos para o município. Em caso de sucesso do edital de PPP, os custos dos estudos serão pagos pelo concessionário vencedor da licitação. Caso contrário, serão absorvidos pela própria Caixa.

 

Fotos: Laura Mallmann

Editoriais

Cuidados com a Cidade

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas