Notícias
Pacto Lajeado pela Paz
Pacto Lajeado pela Paz lança o programa de parcerias com Banco de Oportunidades
31/08/2022

Compartilhe:
A Prefeitura de Lajeado lançou o programa Banco de Oportunidades, do Pacto Lajeado pela Paz, na manhã desta quarta-feira, 31/08, para formalizar parcerias com pessoas físicas e jurídicas. A proposta do programa é oferecer inclusão social para as pessoas inseridas nos programas de prevenção da violência do Pacto. Durante o evento foi oficializada a parceria de atendimentos terapêuticos e psicológicos para pessoas atendidas pelo programa Cada Jovem Conta (CJC).
Conforme a coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues, o novo programa é para oferecer oportunidades em áreas como biopsicossociais, mercado de trabalho, cultura, esporte, oficinas, cursos, entre outras.
- Nossa ideia é que voluntários possam oferecer oportunidades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo e pessoal das pessoas atendidas pelos programas do Pacto, possibilitando o fortalecimento e a superação das situações de vulnerabilidade e risco social. Queremos que pessoas contribuam com os nossos jovens para promover a inclusão - explica Tânia.
A psicóloga voluntária Cláudia Zagonel Bender vai oferecer atendimento psicológico para dois jovens inseridos no programa Cada Jovem Conta até dezembro de 2022. Já Vitor Ismael Mallmann, do Instituo Proposito de Desenvolvimento Humano, vai oferecer também de forma voluntária atendimentos terapêuticos para dois jovens inseridos no programa Cada Jovem Conta, no período mensal. Serão realizadas avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento das ações e a evolução das pessoas inseridas no programa.
Banco de Oportunidades
A coordenadora do Pacto explica que o programa CJC tem prioridade na inserção de seu público no Banco de Oportunidades devido à especificidade das demandas de vulnerabilidade identificadas pela rede de atenção e proteção.
- As equipes da rede buscam avaliar e compreender os desejos e potencialidades dos participantes. E, por isso, se faz necessário pensar em mais espaços de inclusão, para além dos atendimentos individualizados oferecidos pela rede de atenção do município. Esta articulação pode se estabelecer por meio da participação dos moradores, das associações de bairros, vínculo com empresas privadas, clubes esportivos, escolas profissionalizantes, associações culturais, poder público e privado, entre outros – afirma Tânia.
Cada Jovem Conta
Dentre os objetivos do CJC, está a redução da evasão escolar, fomento do desenvolvimento de fatores positivos e aumento dos fatores protetivos, ampliação das oportunidades oferecidas aos jovens e fortalecimento do vínculo familiar entre as crianças e adolescentes e suas famílias.
Compartilhe:
de
4