Pacto Lajeado pela Paz
Pacto Lajeado pela Paz forma novos Facilitadores da Paz
06/11/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura de Lajeado, por meio do Pacto Lajeado Pela Paz, promoveu, nos dias 03, 04 e 05 de novembro, o Curso de Facilitador da Paz, ministrado pela professora Susana Drahmer. Foram formados 12 facilitadores nesta edição. O curso foi realizado no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) e desenvolveu as habilidades essenciais dos participantes na construção de relações mais harmoniosas e resolução de conflitos.
Segundo a coordenadora do Pacto, Tânia Rodrigues, o curso foi uma iniciativa que surgiu a partir da demanda da comunidade para aprimorar as relações profissionais e comunitárias.
- Essa formação aconteceu por um pedido constante da comunidade e servidores que manifestaram interesse na formação como forma de estar apto a conduzir Círculos de Construção de Paz nos espaços de trabalho, famílias e comunidade. Essa formação qualifica para diálogos colaborativos em grupos - afirma a coordenadora.
O curso desenvolveu a capacidade dos participantes de conduzirem os círculos de construção de paz em diferentes espaços que eles estão inseridos, sejam espaços de convivência, seja na família, ou no trabalho e na comunidade. Conforme a participante do curso e representante do setor de Relações Comunitárias da Prefeitura de Lajeado, Daiane Bauer, a formação impacta positivamente nas relações profissionais.
- O curso nos ajuda a olhar para os relacionamentos de uma forma mais empática, desenvolvendo a escuta ativa e a comunicação não violenta. No ambiente profissional, isso faz toda a diferença porque aprendemos a lidar melhor com os conflitos, a compreender o que o outro está sentindo e a construir soluções de forma colaborativa - destacou a participante.
O Pacto
O Pacto Lajeado pela Paz, uma iniciativa da Prefeitura de Lajeado, é um movimento multissetorial que tem como objetivo estimular e promover a criação de uma cultura de paz no município, com o objetivo maior de prevenir a violência. Envolvendo diversas entidades e agentes das forças de segurança e fiscalizadores, o projeto usa metodologia baseada em evidências (comprovação dos efeitos e do resultado das ações), e está alicerçado em dois eixos: da prevenção e da aplicação da lei.
Editoriais
Pacto Lajeado pela Paz
Compartilhe:
de
3