Formatura da primeira turma de alunos do projeto Guardiões Ambientais Mirins será neste sábado, 19/02

17/02/2022

A primeira turma de Guardiões Ambientais Mirins (GAM) se formará neste sábado, 19/02, no Auditório do Jardim Botânico de Lajeado. Os sete alunos que irão se formar realizaram o curso de educação ambiental prático e teórico durante todo o ano de 2021. A formatura será aberta à comunidade com início às 9h.

Para simbolizar o cuidado e a preservação com a natureza aprendidas durante o curso, os alunos irão receber placas com seus nomes para adotar uma árvore do JBL. A ideia é que as crianças sigam realizando ações de preservação ambiental e cuidado do meio ambiente.

A mãe da futura Guardiã Ambiental Mirim Karoline, Líria Theixeira da Rosa, fala que o projeto ensinou muito sobre educação ambiental para a sua filha.

- Considero o projeto Guardiões Ambientais Mirins muito importante, pois quanto mais cedo as crianças e os adolescentes tomarem consciência de que temos o dever de cuidar da natureza, preservar, contribuir para que ela se renove, pois, tudo que somos e temos vem da natureza, mais eles podem se envolver com cuidar e amar o meio ambiente. Agradeço a participação da Karoline no projeto, que fez parte do desenvolvimento dela e com certeza ela vai levar junto esse cuidado com a natureza. Espero que muitas outras crianças possam participar desse projeto, que é muito bacana - conta Líria.

Segundo a coordenadora do Centro de Educação Ambiental e mentora do curso, Gabriela Roehrs, uma segunda turma já está sendo montada para dar sequência ao projeto.

- O GAM é um projeto bem importante para formar cidadãos conscientes e responsáveis com a natureza. Permitir o contato das crianças com esses ambientes externos ajuda a estimular a educação ambiental e os diferentes modos de cuidado com o nosso meio. Temos certeza que as crianças se formam com uma perspectiva diferente do meio ambiente de quando chegaram aqui, e esse é o nosso objetivo - explicou Gabriela.

Saiba mais sobre o curso:

- O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), e com o apoio da Secretaria da Educação (SED).

- O curso envolve os alunos no contraturno escolar em atividades ambientais de diversas temáticas, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, fauna e agroecologia, entre outras.

- As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formarão como Guardiões Ambientais Mirins.

Inscrições abertas para uma nova turma:

As inscrições para participar do projeto estão abertas até dia 04/03 e devem ser feitas presencialmente no Centro de Educação Ambiental. O projeto de educação ambiental é destinado a estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas municipais de Lajeado.

Como se inscrever:

- Os responsáveis pelo estudante devem ir munidos de documentos no Centro de Educação Ambiental.

- Período: até 04/03

- Local de inscrição: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 - em frente à UPA)

- Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h

- Documentos necessários: documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino municipal.