Prefeitura de Lajeado anuncia regras para prevenir nova onda de Covid-19

19/05/2021

Créditos: Francini Ledur

A Prefeitura de Lajeado decidiu anunciar regras mais restritivas do que as propostas pelo Governo do Estado no novo sistema 3As, que substitui o modelo de bandeiras para monitorar a evolução da pandemia do coronavírus no Estado. Com a ampliação da autonomia que o novo modelo deu para as ações a serem tomadas pelas regiões e municípios, a Prefeitura de Lajeado, após avaliação do cenário pelo seu Comitê de Contingenciamento do Covid-19 (que reúne, além de setores do município, representantes do Hospital Bruno Born, da Unimed VTRP e da Univates), adotar medidas mais restritivas. O objetivo das ações, que serão consolidadas em decreto municipal a ser publicado nesta quinta-feira, 20/05, é agir antes que o problema se evidencie, podendo assim adotar medidas menos drásticas do que se esperar a situação da pandemia piorar. Ou seja, prevenir para evitar.

As decisões foram apresentadas nesta quarta-feira, 19/05, durante reunião com representantes de diversos setores, como comércio, serviços, bares e restaurantes, academias e estabelecimentos de esporte, clubes, escolas e outros. No encontro, realizado no auditório do HBB, foi apresentado o cenário atual da pandemia no município, demonstrando-se o aumento de indicadores diversos que apontam para o início de uma possível nova onda na região.

- Queremos aqui apresentar a situação, mostrar que nosso interesse é nos anteciparmos a uma piora dos indicadores. Acreditamos que se agirmos antes conseguiremos evitar medidas mais drásticas mais à frente, e assim manter grande parte das atividades produtivas abertas, além das atividades de ensino. Não podemos voltar a fechar escolas e prejudicar milhares de crianças e famílias. E contamos com o apoio de todos os setores e da comunidade. Precisamos nos cuidar e contribuir para evitar a circulação do vírus - disse o prefeito Marcelo Caumo.

A partir da mudança no sistema de monitoramento do Estado, Lajeado e região do Vale do Taquari deverão seguir os protocolos mínimos obrigatórios do Estado, podendo ser mais ou menos restritivos nos protocolos variáveis. O município de Lajeado publicará um decreto próprio com vigor até o dia 31/05, que restringirá atividades dos setores de esporte, bares e restaurantes, casas noturnas e de festas. Veja abaixo como será o funcionamento. A Prefeitura de Lajeado também irá reforçar a fiscalização para garantir o cumprimento das regras.

No dia 31/05, será feita uma reanálise dos dados para avaliar o comportamento da pandemia, com possibilidade de restringir mais ou relaxar medidas. A expectativa de ampliar o quadro de imunizados com as duas doses de vacina, o que deverá ocorrer nos próximos dias com as novas remessas de CoronaVac, também deverão impactar a circulação do vírus no município e evitar o agravamento dos casos que eventualmente sejam registrados.

Clique aqui para conferir a apresentação.

Restrições que estarão no decreto (nas atividades em que não há menção específica, serão seguidas as regras do Estado):

Esporte:
- Jogos de esportes coletivos de contato (futebol, basquete, entre outros.) ficam suspensos até 31/05
- Competições esportivas de qualquer tipo ficam suspensas, sem previsão de liberação num primeiro momento

Bares e restaurantes
- Bares e restaurantes têm restrição de horário: abertura até 22h e saída do último cliente até as 23h
- Não será permitido música ao vivo e nem pista de dança
- Mesas com distância de 2 metros uma da outra, com no máximo 5 pessoas por mesa
- Fila externa é responsabilidade do proprietário
- Não será permitido clientes em pé

Casas noturnas e de festas
- Casas noturnas com atividades suspensas
- Casas de festa infantis com permissão de eventos limitadas a máximo 50 pessoas (respeitando regras extras de ocupação e distanciamento), de preferencialmente crianças de até 12 anos e 4 horas por evento, com fechamento até 23h.

Escolas
- Governo reforçou importância da manutenção das aulas
- Vacinação dos professores está em andamento
- Será a última atividade a ser suspensa