Aulas na rede municipal são suspensas por uma semana

26/02/2021

Créditos: Giovani Marasca

Após o governo do Estado ter suspendido a cogestão no Modelo de Distanciamento Controlado, adotando as regras de bandeira preta para todos os municípios e tendo permitido a continuidade das aulas presenciais para a Educação Infantil e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, o município de Lajeado decidiu suspender, por uma semana (de 01/03 a 05/3), o atendimento presencial nas escolas municipais, mantendo as aulas de forma remota (não presencial). As escolas e creches privadas têm liberdade para decidir se seguem operando e a situação será monitorada dia a dia podendo ser alterada conforme a evolução da pandemia.

A decisão de suspender o atendimento presencial na rede municipal, tomada após reunião com o Sindicado dos Professores Municipais de Lajeado nesta sexta-feira, baseou-se no número de profissionais afastados na educação (desde fevereiro, o município registrou 275 afastamentos de profissionais da educação, sendo 161 deles por suspeita ou confirmação de Covid-19 deles próprios ou de um familiar). A suspensão temporária da atividade presencial, ao ser definida para o momento mais grave da pandemia no município, contribuirá para reduzir a circulação na cidade e permitirá, também, a recuperação das equipes para que a retomada das atividades presenciais ocorra de forma mais adequada.

Outra razão que foi considerada para a decisão foi a baixa adesão dos alunos da rede municipal após o município ter sido anunciado em bandeira preta na última sexta-feira, dia 19/02. Ao longo da semana, cerca de apenas 25% dos alunos frequentaram as aulas presenciais. A suspensão temporária também permitirá que, durante a próxima semana, as escolas municipais passem por nova higienização com produtos específicos para garantir a saúde de alunos e professores na retomada, prevista para dia 08/03.

Na quinta-feira, 25/02, o governo do Estado suspendeu a possibilidade de cogestão pelos municípios a partir de sábado, 27/02. Isso significa que a partir de amanhã todos os 497 municípios gaúchos deverão adotar os protocolos de bandeira preta até o dia 07/03. Como neste final de semana o município de Lajeado tem decreto em vigor ainda mais restritivo do que a bandeira preta, um novo decreto deverá ser publicado na segunda-feira aplicando as regras da bandeira preta para o próximo período.

Prefeitura de Lajeado inicia fiscalização do cumprimento de decretos

A noite desta quinta-feira, 25/02, deu início às novas ações de fiscalização da Prefeitura de Lajeado. Os fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), da Vigilância Sanitária (Visa) em conjunto com a Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram uma operação integrada com o objetivo de verificar o cumprimento dos decretos municipais e estaduais.

A ação, que iniciou às 19h, tinha como foco fiscalizar o cumprimento das regras para atividades e estabelecimentos, bem como evitar aglomerações e garantir o distanciamento social. As principais vistorias foram sobre os horários de atendimento presencial, que deve ser encerrado às 20h, e a circulação de pessoas em parques e praças. No total, 38 locais foram fiscalizados e dois estabelecimentos receberam orientações.

As ações de fiscalização seguirão ocorrendo durante o final de semana para assegurar que não ocorram aglomerações. Segundo o Decreto Municipal 11.964/2021, a partir das 18h desta sexta-feira, 26/02, fica proibido o funcionamento de todos os estabelecimentos, exceto: serviços públicos essenciais, serviços de assistência à saúde, incluídos os serviços médicos e hospitalares, farmácias e drogarias, mercados, supermercados, hipermercados, padarias, açougues, fruteiras e centros de abastecimento de alimentos, imprensa, postos de combustível, serviços veterinários de urgência e processamento de dados.

PARA DENUNCIAR:

- As denúncias de aglomerações devem ser feitas diretamente para os telefones 190 e 197, da Brigada Militar e Polícia Civil, respectivamente.

- As denúncias de estabelecimentos que estiverem descumprindo os Decretos deverão ser feitas exclusivamente via WhatsApp para o número 98024-7188. Esse canal irá apenas receber mensagens e encaminhar à fiscalização, não atendendo ligações.