Secretaria da Educação muda protocolo de comunicação de casos suspeitos nas escolas

25/02/2021

Para garantir a transparência das informações acerca de casos suspeitos de Covid-19 na rede de educação municipal, a Secretaria da Educação alterou o protocolo de comunicação sobre casos suspeitos entre profissionais das escolas. Até agora, as famílias eram comunicadas apenas quando havia confirmação do exame do profissional, em razão de se buscar proteger a privacidade do profissional enquanto o caso ainda fosse suspeito. A partir de agora, as escolas comunicarão as famílias sempre que um profissional, mesmo sendo apenas caso suspeito, se afaste das atividades. A nota de esclarecimento, assinada pela Secretária Municipal da Educação, Vera Plein, foi enviada às direções das escolas municipais nesta quinta-feira, 25/02.

- Reiteramos que, em hipótese alguma, houve a intenção de omitir informação e pedimos nossas sinceras desculpas à comunidade em razão de o comunicado anterior poder ter sido entendido como negligência com a comunidade escolar e com nossos profissionais, gerando desconforto a todos os envolvidos. Vamos mudar nosso processo interno para garantir ainda mais transparência nesta comunicação - disse Vera.

Sempre que um profissional da educação ou aluno apresenta sintomas respiratórios, ele é afastado das atividades e da frequência escolar para que busque atendimento médico e faça o exame para detectar a Covid, enquanto os contatos da escola são monitorados. Se o exame der negativo, ele retorna à escola. Se o exame der positivo, a pessoa segue afastada até completar o ciclo da doença, e a situação é avaliada para ser definido o afastamento ou não dos contatantes dependendo dos protocolos, uma vez que há outros fatores que devem ser analisados.

Para acessar a nota, clique aqui.