Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lajeado segue com vacinação drive-thru nesta quinta-feira para maiores de 85 anos

10/02/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Maiara Rovêa

Com o objetivo de facilitar o acesso dos idosos à vacinação contra o novo coronavírus e evitar filas, a Secretaria da Saúde (Sesa) de Lajeado adotou o drive-thru como novo sistema para a vacinação deste grupo etário. Nesta quarta-feira, 10/02, este modelo foi posto em prática durante todo o dia no Centro de Saúde do bairro Montanha, e os idosos com mais de 85 anos foram imunizados dentro dos seus carros.

 

No segundo dia de vacinação, foram imunizados 120 idosos no local, totalizando 348 idosos acima de 85 anos desde o início da campanha, de um total de 2.906 pessoas vacinadas em Lajeado.

 

O ajuste no modelo de vacinação foi necessário para aprimorar o atendimento, além de tornar mais ágil o processo. A equipe que está realizando as vacinas instalou mesas e organizou os materiais do lado de fora do posto para que o motorista somente pare o carro e o idoso seja vacinado. No carro do filho Roberto Wagner, a senhora Terezinha Beatriz, de 92 anos, foi vacinada.

- Ficamos muito felizes que a mãe vai receber a vacina e ficar protegida - contou o filho, que acompanhou e registrou o momento. 

 

Logo após, Siegfrid Ronaldo Becker, 88 anos, chegou para a imunização no drive-thru. Com o braço estendido para receber a vacina e com olhar atento, Sigrid comemorava.

- Estou muito feliz - contou. 

 

Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, a adaptação ao novo sistema de vacinação foi positiva.

- Hoje a vacinação foi bem mais tranquila. Foram necessários alguns ajustes para tornar o processo ainda mais eficiente. A cada nova etapa, vamos aperfeiçoar o sistema para facilitar cada vez mais para os usuários - explica Juliana.

 

Nesta quinta-feira, 11/02, o município dará início à vacinação de pacientes acamados com mais de 85 anos, com a ação iniciando pelos idosos dos bairros Morro 25, Santo Antônio, Conservas e Jardim do Cedro. Para solicitar o atendimento domiciliar de idosos com mais 60 anos que não possam se deslocar, é preciso ligar para o telefone 3982-1210 (das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30). Idosos abaixo de 85 anos receberão a imunização quando chegar a vez da sua faixa etária. 

 

Por enquanto, o município está centralizando a vacinação apenas na unidade de saúde do bairro Montanha porque os frascos da vacina contém 10 doses, que devem ser administradas em sequência para não haver desperdício nem perda. Esta estratégia permite otimizar o uso das doses, evitando que um frasco aberto venha a ser desperdiçado porque não há pessoas suficientes para serem vacinadas na sequência no mesmo posto de saúde. 

 

Relembrando que a vacinação de profissionais de saúde que não sejam da linha de frente de atendimento à Covid-19 está temporariamente suspensa, em razão da nova regra adotada pelo Governo do Estado.

 

SOBRE A VACINAÇÃO DE IDOSOS:

 

- Quem pode se vacinar: idosos com 85 anos ou mais. É preciso apresentar documento com data de nascimento. O idoso deve ir acompanhado de apenas uma pessoa. O acompanhante não terá direito à vacinação se não estiver enquadrado em grupos nos quais já está permitida a vacinação.

- Haverá sistema de vacinação drive-thru no posto. Desta forma, quem desejar, pode permanecer dentro do carro e entrar na fila, sem necessidade de deslocar-se até o posto.

- Neste momento, não adianta ir ao posto com menos de 85 anos porque não há vacina disponível para faixas etárias de menor idade.

- Famílias com idosos acamados podem solicitar atendimento domiciliar para a vacinação. Para isso, devem ligar para o telefone 3982-1210 (das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30). Idosos com mais de 85 anos acamados deverão começar a ser imunizados nesta quinta-feira, 11/02. Idosos com menos idade já podem ficar registrados e receberão a imunização quando chegar a vez da sua faixa etária. 

- Se sobrarem doses dos idosos acima de 85 anos, o município estará autorizado a retomar a vacinação de novos grupos de profissionais da saúde.

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas