Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Lajeado aguarda para esta terça-feira chegada das primeiras doses da vacina

18/01/2021

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

O município de Lajeado aguarda para esta terça-feira a chegada das primeiras doses da vacina da Coronavac. A vacina chegará por meio do Governo do Estado, que receberá as doses do Ministério da Saúde. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é que Lajeado receba entre 2.200 e 2.400 doses da vacina.

 

- Temos uma reunião virtual com o governo do Estado na terça de manhã para tratar do detalhamento do processo de vacinação. Com isso, teremos mais informações depois deste encontro. Vamos aguardar a orientação do Estado para definir dia e horário de início da vacinação em Lajeado - explicou o secretário da Saúde, o médico pneumologista Cláudio André Klein.

 

Abaixo, as informações já disponíveis acerca da vacinação contra o novo coronavírus em Lajeado:

 

- A vacina não é obrigatória. Ela será disponibilizada gratuitamente na rede pública para quem desejar e estiver na ordem prioritária, de acordo com a disponibilidade das doses.

 

- A vacina é feita em duas doses, com intervalo que varia de 14 a 28 dias entre a primeira e a segunda. Quem for vacinado com a primeira dose, terá a segunda dose assegurada para o momento posterior.

 

- Cada frasco tem capacidade para 10 doses de vacina. Uma vez aberto o frasco, ele deve ser usado imediatamente para não perder validade. Por isso, as pessoas serão sempre vacinadas de 10 em 10 para não desperdiçar o insumo.

 

- Pessoas que já tiveram Covid não estão excluídas da vacinação, desde que se enquadrem nos critérios de prioridade.

 

- Em Lajeado, a ordem de prioridade deverá ser a seguinte, com a possibilidade de ajustes ao longo do processo:

1) Profissionais da saúde diretamente relacionados com a pandemia e que estejam no atendimento da linha de frente de pacientes suspeitos e doentes que atuam nos setores do Hospital Bruno Born, do Posto de Saúde do Centro e da UPA, que são os três pontos de atendimento de casos de Covid no município, e também indígenas moradores de aldeias 

2) Idosos com mais de 75 anos (em qualquer tipo de residência, sejam ou não de instituições de longa permanência)

3) Pessoas com mais de 18 anos residentes em instituições de longa permanência

4) Idosos (acima de 60 anos), começando pelos mais velhos e baixando a idade. Este detalhamento será feito na medida em que mais doses forem sendo disponibilizadas.

5) Pacientes de qualquer idade com comorbidades para as quais a Covid seja um risco extra de agravamento

 

- Não estão aconselhados, neste momento, a vacinação de gestantes e de pessoas com outras doenças, como transplantados ou com doença autoimune, por falta de dados de pesquisa na fase de testes. Estes casos deverão requerer atestado médico permitindo a vacinação.

 

- Os postos do Centro e do Montanha serão as referências para a vacinação neste primeiro momento. No caso da primeira etapa, os vacinadores se deslocarão para os pontos de vacinação, uma vez que são locais concentrados (posto de saúde, HBB e UPA). Nas próximas etapas, dependendo da disponibilidade da vacina, mais postos serão habilitados a fazerem a imunização.

 

- Para fazer a vacina, será preciso fazer um cadastro individualizado, informando número de CPF ou do cartão do SUS. Por isso, não será possível um sistema rápido tipo "drive thru" nestas primeiras etapas.

 

IMPORTANTE: Estas orientações poderão ser alteradas na medida em que novas informações sobre o processo de vacinação, os grupos prioritários e a disponibilidade de vacinas forem sendo alteradas. Por isso, fique atento às orientações da Secretaria de Saúde do seu município.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas