Lajeado e região permanecem na bandeira laranja, e escolas privadas retomam Educação Infantil nesta terça-feira, 15/09

14/09/2020

Lajeado e a região do Vale do Taquari permaneceram na bandeira laranja do Modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a semana entre os dias 15/09 e 21/09. O resultado preliminar foi divulgado ainda na sexta-feira, 11/09, e as bandeiras definitivas serão divulgadas nesta segunda-feira, 14/09.

As bandeiras são uma avaliação feita pelo Estado a partir de 11 indicadores que analisam dados da pandemia de coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. A classificação é válida a partir da 0h desta terça-feira, 15/09, até as 23h59 da próxima segunda-feira, 21/09. Os índices de Lajeado e região para esta semana ficaram em 0,88, enquanto na semana passada o indicador era de 1,63 - quanto menor o índice, melhor. O Vale do Taquari ficou com o segundo melhor índice do Estado, atrás da região de Cachoeira do Sul e empatado com a região de Santa Cruz do Sul.

Para saber o que pode ou não funcionar e quais são as limitações, acesse www.distanciamentocontrolado.rs.gov.br, escolha a opção de cidade "Lajeado" e selecione a atividade na qual você se enquadra.

Retorno das aulas nas escolas privadas

Com o município de Lajeado classificado na bandeira laranja por duas semanas consecutivas, as escolas privadas irão retomar as aulas para a Educação Infantil nesta terça-feira, 15/09.

A organização das atividades internas e os protocolos de segurança serão de responsabilidade das escolas, que poderão atender todos os níveis da Educação Infantil desde que cumpram com os requisitos dos planos de contingência apresentados ao Comitê Municipal. Os planos devem seguir as exigências apresentadas pelo Governo do Estado por meio da Portaria Conjunta 01/2020, das secretarias estaduais da Saúde e da Educação, que pode ser conferido aqui.

Já para rede municipal de ensino, o retorno da Educação Infantil está programado para acontecer dia 1°/10. Neste caso, serão retomadas as atividades presenciais apenas para alunos de 4 e 5 anos, que estão em fase de pré-escola e terão atendimento em turmas menores e turno reduzido nesta primeira fase. Não há previsão, neste momento, para o retorno das atividades presenciais de alunos de zero a 3 anos na rede municipal.

Importante ressaltar que a presença nas atividades presenciais não é obrigatória em nenhuma rede de ensino, ou seja, a família que não desejar mandar seu filho para a escola ficará livre para mantê-lo em casa.

Para conferir o Decreto Municipal 11.737 que trata sobre o retorno das aulas nas instituições de ensino, clique aqui.

O calendário de retorno das atividades em Lajeado previsto até agora:

15/09 - Educação Infantil das escolas privadas

21/09 - Ensinos Superior e Ensino Médio das escolas privadas (municipais não têm ensino Médio)

1º/10 - Educação Infantil das escolas municipais (apenas alunos de 4 a 5 anos)

13/10 - Ensino Médio (escolas estaduais)

28/10 - Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as redes)

12/11 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental (todas as redes)

Para saber mais sobre o calendário apresentado pelo Governo do Estado, clique aqui.

Como será o atendimento nas escolas municipais na primeira etapa:

- Apenas crianças de 4 e 5 anos serão atendidas nesta etapa de retomada das atividades.

- Não há, neste momento, previsão para a retomada das aulas presenciais para crianças de zero a 3 anos.

- A presença NÃO SERÁ OBRIGATÓRIA. Se a família preferir, poderá manter a criança em casa, sem perda da vaga da matrícula.

- O atendimento será em turno reduzido para que seja possível avaliar o impacto das atividades presenciais neste período inicial.

- Cada escola deverá seguir protocolos rígidos exigidos pelo governo do Estado. Para saber mais sobre as exigências, clique aqui.

- Outros detalhes serão divulgados posteriormente.

- As famílias serão avisadas com antecedência sobre como se dará a retomada, os protocolos a serem seguidos e outras informações relevantes.