Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Uso de máscara passa a ser obrigatório a partir desta sexta-feira em Lajeado

23/04/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pietra Darde

A partir desta sexta-feira, 24/04, o uso de máscara caseira passa a ser obrigatório em Lajeado. Pessoas que circularem em espaços públicos e privados devem adotar a medida de prevenção visando reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Em três pontos da cidade, o município distribuirá máscaras à população de baixa renda que não tem condições de comprar ou de produzir sua própria máscara. O uso já estava recomendado desde a semana passada por meio do Decreto Municipal 11.529/2020 (acesse em http://twixar.me/632T) e a obrigatoriedade começa a valer na sexta-feira. As primeiras das 25 mil máscaras encomendadas pelo município serão colocadas para distribuição.

 

A partir de agora, será exigido o uso da máscara do tipo caseiro (prioritariamente de tecido algodão) em todos os espaços de uso comum, públicos e privados (como áreas condominiais ou em que haja compartilhamento com outras pessoas), incluindo as vias públicas e transporte de qualquer tipo (ônibus, táxi, aplicativo).

 

“Esta doença é ainda muito desconhecida e temos muito a aprender. Mas três ações podem ser feitas com segurança de resultado: o distanciamento social (pelo menos 1,5 metro de distância entre as pessoas), a higiene frequente de mãos (com água e sabão ou álcool em gel) e o uso de máscara. Esta é uma proteção, especialmente para quem é portador sem sintomas para evitar disseminar o vírus por meio de secreções para àqueles com quem esteja convivendo ou apenas circulando”, disse o titular da Secretaria de Saúde (Sesa), Cláudio Klein.

 

Caso não sejam acatadas as recomendações emitidas pelos órgãos de fiscalização, o infrator estará sujeito à aplicação das sanções previstas na legislação, inclusive civis e penais, dentre as quais as previstas para os crimes dos artigos 268 e 330, ambos do Código Penal, dispositivos estes que tratam, respectivamente, das infrações de medida sanitária preventiva e do crime de desobediência.

 

A ideia do uso de máscaras, após ter sido discutida pelo Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado, também motivou o lançamento de campanha “Máscara para todos”, promovida pela Prefeitura de Lajeado, Univates, Unimed e Unisc. Saiba mais em http://saibamais.unimedvtrp.com.br/aliadosdepano

 

Distribuição de máscaras

 

Três locais foram escolhidos estrategicamente para a distribuição das máscaras que estão sendo adquiridas por meio de um chamamento público: Farmácia-Escola e nos Postos de Saúde dos bairros Jardim do Cedro e Santo Antônio. 

 

Conforme a coordenadora da Atenção Básica da Sesa, Nilce Gemelli Lavall, serão entregues até duas máscaras por munícipe com cartão SUS atualizado e preferencialmente documento com foto. "Importante é evitar sair de casa, se for realmente necessário use máscara", alerta. Ela explica que como as máscaras serão entregues para a população vulnerável foram escolhidos os referidos três locais. "A entrega será gradativa pois devemos evitar aglomerações e filas", pondera.

 

 

 

Já empresas interessadas em fornecer máscaras podem se credenciar para entregar o produto. O valor a ser pago pela Prefeitura por cada máscara será de R$ 3,70. 

 

Locais de distribuição

 

Farmácia-Escola

Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 215 - Centro

Horário: 8h às 17h

 

Posto de Saúde Jardim do Cedro

Endereço: R. Octávio Trierweiler, 1.520 - Jardim do Cedro

Horário:  7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30

 

Posto de Saúde Santo Antônio

Endereço: Av. Bernardino Pinto, 440, bairro Santo Antônio

Horário de atendimento: 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30

  

Máscara reduz riscos, mas outros cuidados seguem importantes

 

Máscaras feitas em casa não são uma segurança absoluta nem devem substituir outros cuidados, como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel quando necessário e manter o distanciamento social, de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, comportamentos que devem ser reforçados. 

 

Mas as máscaras criam proteção ao criar uma barreira física que ajuda a evitar que pessoas contaminadas (sintomáticas ou não) espalhem o vírus no ambiente por meio das gotículas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. Ou seja, a máscara não evita que a pessoa que usa se contamine, mas ajuda a reduzir os riscos de que uma pessoa contaminada possa infectar as outras pessoas. 

 

O que faz a máscara:

 

- A máscara cria uma barreira física que ajuda a evitar que gotículas que saem da boca de uma pessoa contaminada se espalhem no ar ou caiam em superfícies como mesas, cadeiras e outros locais.

- Desta forma, a máscara evita que pessoas sintomáticos exponham outras pessoas ao contágio.

- Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus sem manifestar sintomas. Também nestes casos a máscara reduzirá as chances de contágio.

- Confeccione sua própria máscara, usando restos de tecido. Deixe as máscaras cirúrgicas para os profissionais da saúde. 

- Lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar do álcool gel, manter distanciamento social e ambientes sempre limpos e ventilados.

- Fique em casa. A máscara não reduz a necessidade de manter o distanciamento social. Somente saia de casa se for muito necessário. Daí, saia usando a máscara.

- Grupos de risco, especialmente idosos, devem manter-se em casa sempre.

  

Como fazer sua máscara:

 

Materiais

- Tecido à base de algodão. O mais indicado é o tricoline 100% algodão

- Faixas elásticas ou laços de cabelo

- Tesoura

- Máquina de costura ou agulha e linha

 

Passo a passo

1. Recorte dois retângulos de tecido, de 20 a 30 cm de altura por 18 cm de largura.

2. Costure uma camada sobre a outra e costure a borda inferior fechada.

3. Dobre uma borda lateral e comece a costurar o tecido para que a faixa elástica ou a presilha de cabelo fique dentro da dobra.

4. Depois de começar, puxe o elástico esticado e costure o resto da dobra, fazendo pelo menos 3 pregas na lateral. As pregas ajudam a máscara a se moldar melhor ao rosto, melhorando a proteção.

5. Repita do outro lado.

6. Certifique-se de passar a máquina várias vezes na parte inicial e final da costura (ou reforce a costura se fizer a mão), pois o elástico estará tensionado nesses pontos.

7. Em vez de elástico, é possível usar também tiras de pano que podem ser amarradas atrás da cabeça.

8. Em caso de dúvida, busque informações na internet. Há vários vídeos explicativos mostrando como fazer.

 

Higienização

- Ao final de cada dia de uso, ou dependendo da necessidade, é preciso higienizar a máscara

- Lave com água e sabão, passe por água fervente e deixe secar

- Use ferro de passar para finalizar a desinfecção

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas