Iniciada segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação
16/04/2020
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rafael Scheeren Grün

Nesta quinta-feira, 16/04, foi iniciada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que protege contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza sazonal. Em Lajeado, a vacinação ocorre apenas no bairro Centro (na Junta Militar) e no São Cristóvão (no CTG Tropilha Farrapa), enquanto houver disponibilidade de doses.
Durante a segunda fase da campanha, além de idosos e profissionais da saúde, que estavam previstos na primeira fase e ainda podem fazer a vacina, também poderão se imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários.
Quem aproveitou para se vacinar na Junta Militar de Lajeado foi Alice Elautério (37). “Me vacino todos os anos contra a gripe”, destaca ela. A campanha, que iniciou no dia 23 de março, já imunizou cerca de 9, 6 mil pessoas em Lajeado na primeira fase. Já a terceira fase está prevista para iniciar em 09/05 e será voltada aos professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.
Público-alvo da segunda fase
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários
Locais de vacinação contra a gripe:
- Bairro Centro
Local: Junta Militar
Endereço: Benjamin Constant, 442, no cruzamento com a Rua Júlio May
Horário: das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia
- Bairro São Cristóvão
Local: CTG Tropilha Farrapa
Endereço: Rua Fabio Brito de Azambuja, 245
Horário: das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia
Documentos
- O interessado deve levar um documento com foto ou cartão SUS para se vacinar.
- O profissional da área da saúde deve apresentar algum documento que comprove sua área de atuação.
- O portador de doença crônica deve apresentar o comprovante de sua comorbidade, como receita de medicação de uso contínuo ou laudo médico.
- O profissional das forças de segurança e salvamento deve apresentar a identidade funcional.
- O caminhoneiro deve apresentar documento comprobatório da atuação, como: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio(a) dos sindicatos de transporte (categoria motorista), carteira de habilitação (C ou E) ou crachá funcional.
- O trabalhador portuário deve apresentar documento comprobatório da atuação, como: comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), carteira de sócio(a) dos sindicatos da categoria, contracheque com documento de identidade, declarações dos serviços onde atuam, carteira de trabalho ou crachá funcional.
- Os motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório da atuação, como: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio(a) do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (D ou E) ou crachá funcional.
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas serão direcionados pelo setor competente aos locais de vacinação.
- Funcionários do sistema prisional serão vacinados no presídio na próxima remessa da vacina.
Cuidado na fila
Para manter as medidas de segurança e evitar o contágio pelo Coronavírus, a orientação é que as pessoas mantenham a distância mínima de 1,5 metro na fila.
Situações especiais
Para que também possam ser vacinados, os idosos acamados devem entrar em contato pelo telefone 3982 1126 para o agendamento da vacinação no local de sua residência. Além disso, os idosos ou pessoas que têm dificuldade de locomoção, podem ser levados de carro por um responsável e serem vacinados dentro do veículo pelos profissionais que atuam nos locais de vacinação.
Foto: Rafael Scheeren Grün
Compartilhe:
de
0