Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Iniciada segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação

16/04/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rafael Scheeren Grün

Nesta quinta-feira, 16/04, foi iniciada a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, que protege contra os vírus Influenza H1N1, H3N2 e Influenza sazonal. Em Lajeado, a vacinação ocorre apenas no bairro Centro (na Junta Militar) e no São Cristóvão (no CTG Tropilha Farrapa), enquanto houver disponibilidade de doses.

 

Durante a segunda fase da campanha, além de idosos e profissionais da saúde, que estavam previstos na primeira fase e ainda podem fazer a vacina, também poderão se imunizar profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários.

 

Quem aproveitou para se vacinar na Junta Militar de Lajeado foi Alice Elautério (37). “Me vacino todos os anos contra a gripe”, destaca ela. A campanha, que iniciou no dia 23 de março, já imunizou cerca de 9, 6 mil pessoas em Lajeado na primeira fase. Já a terceira fase está prevista para iniciar em 09/05 e será voltada aos professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

 

Público-alvo da segunda fase

- Profissionais das forças de segurança e salvamento

- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

- Funcionários do sistema prisional

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

- Caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários

 

Locais de vacinação contra a gripe:

- Bairro Centro

Local: Junta Militar

Endereço: Benjamin Constant, 442, no cruzamento com a Rua Júlio May

Horário: das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia

 

- Bairro São Cristóvão

Local: CTG Tropilha Farrapa

Endereço: Rua Fabio Brito de Azambuja, 245

Horário: das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia

 

Documentos

- O interessado deve levar um documento com foto ou cartão SUS para se vacinar.

- O profissional da área da saúde deve apresentar algum documento que comprove sua área de atuação.

- O portador de doença crônica deve apresentar o comprovante de sua comorbidade, como receita de medicação de uso contínuo ou laudo médico.

- O profissional das forças de segurança e salvamento deve apresentar a identidade funcional.

- O caminhoneiro deve apresentar documento comprobatório da atuação, como: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio(a) dos sindicatos de transporte (categoria motorista), carteira de habilitação (C ou E) ou crachá funcional.

- O trabalhador portuário deve apresentar documento comprobatório da atuação, como: comprovante do registro no Órgão Gestor de Mão-de-Obra (OGMO), carteira de sócio(a) dos sindicatos da categoria, contracheque com documento de identidade, declarações dos serviços onde atuam, carteira de trabalho ou crachá funcional.

- Os motoristas e cobradores de transporte coletivo devem apresentar documento comprobatório da atuação, como: carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio(a) do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, carteira de habilitação (D ou E) ou crachá funcional.

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas serão direcionados pelo setor competente aos locais de vacinação.

- Funcionários do sistema prisional serão vacinados no presídio na próxima remessa da vacina.

 

Cuidado na fila

Para manter as medidas de segurança e evitar o contágio pelo Coronavírus, a orientação é que as pessoas mantenham a distância mínima de 1,5 metro na fila.

 

Situações especiais

Para que também possam ser vacinados, os idosos acamados devem entrar em contato pelo telefone 3982 1126 para o agendamento da vacinação no local de sua residência. Além disso, os idosos ou pessoas que têm dificuldade de locomoção, podem ser levados de carro por um responsável e serem vacinados dentro do veículo pelos profissionais que atuam nos locais de vacinação.

 

Foto: Rafael Scheeren Grün

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas