Notícias
Defesa Civil
Defesa Civil de Lajeado realiza treinamento para operações com botes aquáticos motorizados
12/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Os integrantes da Defesa Civil de Lajeado e do Departamento de Trânsito de Lajeado realizaram, na manhã desta sexta-feira, 12/12, uma instrução de condução de botes infláveis no Arroio Boa Vista e no Rio Taquari. A instrução foi realizada em conjunto com integrantes da Brigada Militar, da Polícia Civil e de voluntários que atuaram nos salvamentos aquáticos nas inundações, entre os anos de 2020 e 2024.
A Defesa Civil de Lajeado, a Brigada Militar e a Polícia Civil, que adquiriram botes motorizados após as cheias de 2024, realizaram, em 2025, o curso de habilitação para condução de embarcações oficiais, ministrado pela Marinha do Brasil.
A instrução realizada nesta sexta-feira teve como objetivo praticar a operação dos equipamentos para estarem melhores preparados, em caso de necessidade. Os voluntários, por terem larga experiência, participaram do treinamento como instrutores e consultores, para melhorar a qualidade do treinamento.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya, além da prática de condução e avaliação dos conjuntos, foram identificados os conhecimentos de cada participante e levantados pontos possíveis de melhoria na dotação de equipamentos para cada conjunto, no sentido de melhorar a conservação e performance dos mesmos.
Participaram do treinamento o Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Marcelo Maya, agentes das forças de segurança de Lajeado, e os voluntários aquáticos e instrutores. Para colocar os botes na água, foi utilizada a estrutura do Atracadouro do Vale, na Linha São José, em Estrela.
Segundo o coordenador Maya, os treinamentos têm sido importantes para aumentar a habilidade dos pilotos no manejo dos equipamentos, e também para testes, ajustes e melhorias na performance dos conjuntos recentemente adquiridos, garantindo o melhor resultado possível quando forem exigidos.
- As práticas também são importantes para garantir a manutenção e a maior durabilidade dos motores e botes, assegurando que estejam sempre disponíveis e funcionando adequadamente quando o uso for necessário - afirmou o coordenador.
Recentemente a Defesa Civil de Lajeado também realizou um treinamento com o barco de alumínio e uma instrução com mecânico da Ciclovia (fornecedora do motor das embarcações da Defesa Civil), sobre manutenção e uso correto dos motores de popa que possui.
Editoriais
Defesa Civil
Compartilhe:
de
2