Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Em novo decreto, Lajeado estende prazo de restrições. Reunião com entidades debaterá flexibilização

27/03/2020

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado publicou nesta sexta-feira o Decreto 11.501/2020, no qual estende o prazo das restrições impostas pelo decreto anterior, que eram válidas até as 6h do dia 30/03.
 
A ideia é manter as restrições rígidas por mais alguns dias, enquanto se mantém o monitoramento dos casos e se fazem as análises durante as reuniões diárias feitas pelo Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus – Lajeado (que reúne representantes da Prefeitura de Lajeado, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Hospital Bruno Born (HBB), UPA, Unimed, Univates, Defesa Civil e Ministério Público).
 
- O Grupo de Contingenciamento avalia diariamente a situação para vermos a necessidade de ajustes na estratégia. Mas é um momento muito difícil, em que precisamos tomar decisões complexas sem informações precisas. Ao mesmo tempo, temos que nos preocupar com o futuro do município, para evitar que mais à frente tenhamos perdas e problemas tão grandes ou maiores do que os gerados pelo coronavírus. Estamos conversando com diversas entidades para que possamos decidir em conjunto o melhor caminho a partir de diferentes perspectivas - disse o prefeito Marcelo Caumo.
 
Acesse aqui o novo decreto que amplia o prazo das restrições
 
Acesse aqui o decreto anterior que detalha as restrições.
 
 
REUNIÃO COM ENTIDADES
 
A Prefeitura já iniciou tratativas com entidades para debater alternativas para a retomada de atividades no município. Na tarde de quarta-feira, o prefeito, Marcelo Caumo, e secretários municipais tiveram um encontro com representantes do Fórum das Entidades de Lajeado, que reúne instituições de diversos setores produtivos e organizações sociais do município. O prefeito apresentou um panorama dos casos confirmados e suspeitos na cidade, do andamento das reuniões do Grupo de Contingenciamento e das medidas que a administração vem adotando para buscar reduzir os impactos do vírus na cidade.
Os representantes de entidades manifestaram sua preocupação com o futuro principalmente de pequenos e médios negócios, que poderão não sobreviver ao fechamento indeterminado de suas atividades.
 
A próxima reunião será na segunda-feira, quando as entidades apresentarão propostas de suas áreas indicando de que forma podem retomar suas atividades de maneira gradativa e quais cuidados deverão adotar se houver flexibilização das restrições. As propostas então serão levadas ao Grupo de Contingenciamento e Acompanhamento do Coronavírus - Lajeado para avaliação.
 
ABAIXO-ASSINADO DE PEQUENOS E MICROEMPRESÁRIOS
 
Um grupo que se apresentou como sendo de pequenos e microempresários, profissionais liberais e autônomos enviou nesta sexta-feira ao Gabinete do Prefeito, por e-mail, um documento solicitando a liberação de atividades comerciais a partir de segunda-feira. A administração informou que não haverá liberação das atividades na segunda, mas convidou dois representantes do grupo para que participem da reunião com o Fórum de Entidades e apresentem suas propostas de retomada. A representante do grupo aceitou e participará do encontro.
 
EPIDEMIOLOGIA
A situação de casos suspeitos e confirmados em Lajeado - Atualização em 27/03/2020 às 13h33:
 
Possíveis infectados (monitoramento paralelo do município)* Casos notificados (formalizados ao Estado com coleta de exame) Casos descartados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) Casos em investigação no Lacen Casos confirmados pelo Lacen
180
(20 novos de 26/03)
23
(2 novos de ontem para hoje: 1 profissional da saúde e 1 paciente hospitalizado)
11 7 5
 
*Possíveis infectados: pessoas monitoradas e acompanhadas pela equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. São pessoas suspeitas de contaminação porque tiveram contato com casos confirmados e também por terem relatado à Central de Atendimento 24h sintomas que se enquadram no diagnóstico do coronavírus. Como não há testes para confirmar a suspeita, estes casos são considerados “possíveis infectados” pelo município. Todos estão orientados a fazer isolamento domiciliar e, em caso de agravamento, devem ligar para a Central para orientações.

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas