Comissão apresenta estudos de revitalização

06/08/2014

Créditos: Caco Villanova

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos lajeadenses, integrantes do Comitê de Revitalização do Centro Antigo e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates (Emau), apresentaram estudo de revitalização da avenida Décio Martins Costa, da rua Capitão Leopoldo Heineck e da orla do rio Taquari. Denominado Parque Linear, proposta foi recebida pelo prefeito Luis Fernando Schmidt e secretários. O chefe do Executivo elogiou a iniciativa do Comitê e da Emau e ressaltou a importância do estudo para a gestão e a possível execução em etapas. "Importante é termos uma proposta em mãos e definir o que é prioridade."

O estudo foi apresentado pela arquiteta da Emau, Ivana Lazzaron Pereira, em cinco partes, sendo que a primeira traz uma visão global da área de abrangência. Um segundo mapa, prevê alterações na avenida Décio Costa Martins, a construção de um rótula na Bento Rosa e a extensão da Capitão Leopoldo Heincek em direção a beira do Taquari, dispondo, em seu entorno, de áreas de lazer e de esporte. O terceiro mapa revela alterações na área próxima ao porto dos Bruda, propondo a construção de marina, terminal de ônibus, estacionamento, restaurante e área comercial. O antigo belvedere está detalhado no quarto mapa. Essa parte do estudo se propõe a preservar e valorizar os aspectos históricos do local, optando por um projeto paisagístico moderno. Da mesma forma, o quinto mapa prevê a valorização do belvedere Prinz.

O presidente do Comitê, Ítalo Reali, concorda com a possibilidade de executar o projeto em etapas, a exemplo do que vem ocorrendo no Parque dos Dick. Ano passado, projeto de revitalização da principal área de lazer de Lajeado, até o campo do São José, foi apresentado pelo Emau ao prefeito. Desde lá, algumas ações foram executadas, como a reintegração de uma área invadida e a doação de uma área no bairro Floresta, em troca da antiga sede do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Bento Gonçalves aumentando o Parque dos Dick em 5,2 mil metros quadrados. Também está em estudos, segundo da secretária de Planejamento, Marta Peixoto, a revitalização da Oswaldo Aranha e do casarão Born. Ela ainda destacou o lançamento, em breve, de um programa de recuperação dos passeios públicos, o Caminho Seguro, que atingirá a todo o município, mas que também integrará às ações de revitalização do antigo centro de Lajeado.

Ainda no Parque dos Dick, foi lembrada a pavimentação com blocos de concreto dos passeios próximos à concha acústica e o projeto de construção de uma pista de bicicross pela Secretaria de Agricultura e Urbanismo (Saurb) na área anexada. O secretário Ricardo Giovanella, inclusive, espera passar o período de chuvas e cheias para investir na recuperação dos brinquedos.

"Parabéns ao governo. Vemos que muita coisa estão acontecendo", destacou Realli.

Texto: Mariana Wermann

Supervisão e foto: Caco Villanova