Planejamento

Prefeituras de Lajeado e Arroio do Meio apresentam projeto para construção de nova ponte ligando municípios

07/08/2023

As Prefeituras de Lajeado e Arroio do Meio apresentaram ao Governo do Estado o projeto para a construção de uma nova ponte que conectará os dois municípios. A proposta foi feita durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (07/08), no Palácio Piratini, com o Secretário-Chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, em Porto Alegre.

- Uma obra como esta contribuirá para melhorar o trânsito entre as duas cidades e seria uma alternativa segura e acessível para quem trafega entre os dois municípios. Estamos propondo esta parceria com o Estado pensando em ampliar a segurança e qualificar a mobilidade urbana para nossas comunidades - explicou o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

O projeto apresentado abrange a preservação da histórica Ponte de Ferro existente, inaugurada em 1939, com a construção de uma nova estrutura adjacente. A nova ponte será construída na região urbana dos municípios, ao lado da ponte de ferro, e terá duas pistas, com um comprimento total de 126,90 metros, e executada em estrutura de concreto armado. A nova ponte funcionaria como uma opção à ERS-130, servindo como ligação entre os dois municípios.

A proposta da construção envolve uma colaboração conjunta entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, que aportariam metade dos custos da empreitada como contrapartida, enquanto o restante seria aportado pelo Estado. O custo global estimado para a realização do projeto é de R$ 11.835.233,12.

Participaram da reunião o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, o prefeito de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel, o coordenador de projetos especiais da prefeitura, Isidoro Fornari Neto, o secretário de Administração de Arroio do Meio, Áurio Scherer, e o deputado estadual Dirceu Franciscon.

O próximo passo será a análise da proposta pelo Governador do Estado, Eduardo Leite.

Planejamento