Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação/Meio Ambiente

Alunos da rede municipal conhecem projeto Educar para Transformar da AES Sul

24/05/2012

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Rafael Scheeren Grün

Cerca de mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino tiveram a oportunidade de conhecer, na terça-feira (22), os Espaços Ciência e Teatro Multimídia, integrantes do Projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar. Com foco na sustentabilidade ambiental, os espaços foram montados no ginásio 3 do Parque do Imigrante, onde experimentos científicos e maquetes ilustrativas faziam analogias com fenômenos relacionados ao uso adequado e seguro de energia elétrica e aos temas transversais água, lixo e mobilidade. Curiosos, os alunos disputavam o melhor espaço para escutar com atenção às explicações dos sete monitores que atuavam em frente aos experimentos científicos. Entre eles, estava Jennifer de Oliveira (10), aluna do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Porto Novo. “Aprendi que a gente deve poupar energia, não dá pra gastar à toa, porque pode faltar pra todo mundo”, contou Jennifer, mencionando que até pouco tempo atrás, quando ia tomar banho, deixava acesa a luz do quarto. “Agora não faço mais isso”, destacou a menina. Sincera, confessou que irá melhorar em outros aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental, como não deixar aberta a torneira enquanto for escovar os dentes.

 
Após receberem diversas informações no Espaço Ciência, os alunos encontraram no Teatro Multimídia uma encenação que abordava os problemas planetários decorrentes do estilo de vida atual, alicerçado no consumo desenfreado de produtos que, em sua maioria, são desnecessários. Sob a ótica do consumo que não respeita os limites naturais de fornecimento de matéria prima, a sociedade terráquea passa por uma inspeção planetária que visa analisar se as práticas sustentáveis estão sendo praticadas pelas pessoas. Como isto não vem sendo feito, os terráqueos se focam em agradar o inspetor interplanetário, na intenção de que ele alivie as sanções estipuladas por uma confederação intergalática. Por fim, uma mensagem de otimismo foi transmitida aos alunos, enfatizando que através de pequenas ações cotidianas, eles podem contribuir pela sustentabilidade do Planeta Terra.
 
Parceira da atividade, a prefeitura de Lajeado providenciou o transporte de cinco professores para um seminário em Santa Cruz do Sul que abordava a sustentabilidade ambiental e que, por sua vez, antecipou a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em Lajeado. A prefeitura também providenciou o transporte dos alunos para o Parque do Imigrante, além de ceder o pavilhão 3 para o desenvolvimento das atividades, que nesta quarta-feira, 23, serão direcionadas para alunos das três redes de ensino de Lajeado. Mais 500 alunos da rede municipal serão envolvidos nas atividades do projeto nesta quarta-feira. Depois disso, ficará a critério das escolas trabalharem a questão da sustentabilidade em sala de aula.

 
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura de Lajeado
E-mail
gap.imprensa@lajeado.rs.gov.br
Jornalista responsável: Carlos Eduardo Schneider (DRT 13.697)

 

 

Editoriais

Educação/Meio Ambiente

Compartilhe:

de

12

Leia notícias relacionadas