Educação/Meio Ambiente
Guardiões Ambientais Mirins forma terceira turma de alunos
11/12/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Francini Ledur

Uma nova turminha de nove Guardiões Ambientais Mirins (GAM) formou-se no sábado, 09/12. O evento, realizado no Jardim Botânico de Lajeado, contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e dos novos ajudantes do meio ambiente. O projeto, que está no terceiro ano, trabalha para desenvolver a consciência ambiental entre alunos do Ensino Fundamental, que tem aulas durante todo o ano sobre temas ligados ao meio ambiente.
Na cerimônia, oito alunos receberam o diploma, e um formando não pôde comparecer. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos de conclusão ao público presente. Duas maquetes representavam uma cidade, e cada uma delas tinha miniaturas de projetos voltados à sustentabilidade e relacionados à proteção do meio ambiente, como placas solares, coleta seletiva, uso de bicicletas e diversas outras iniciativas. Estavam presentes na solenidade o secretário municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), Luís Benoitt, a presidente da Câmara de Vereadores, Paula Thomas, e a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da Sema, Edith Ester Zago de Mello.
- Este projeto vem se consolidando ano a ano como uma alternativa para atrair as crianças para trabalhar a importância da proteção ambiental e da sustentabilidade. Este ano inclusive os Guardiões Ambientais receberam um prêmio nacional na área ambiental, um reconhecimento que nos deixa muito felizes porque mostra que estamos no caminho certo ao incentivar os jovens com temas ligados à sustentabilidade - avaliou Benoitt.
Após a cerimônia, cada criança escolheu uma árvore do Jardim Botânico para instalar uma placa com o seu nome. A ideia é eternizar a participação no projeto e, no futuro, visitar o espaço e reconhecer o seu nome no local.
- A cada nova turma, vamos criando projetos novos e desenvolvendo novas formas de atrair os jovens para a relevância deste tema. Queremos que cada vez mais alunos se interessem em participar e possamos no futuro contar com centenas de guardiões ambientais que ajudarão a pensar a nossa cidade de forma mais sustentável - avaliou Edith.
Saiba mais sobre o curso dos Guardiões Ambientais Mirins (GAM):
- O GAM é um projeto de educação ambiental com atividades práticas e teóricas que envolve os alunos no contraturno escolar em atividades de temas diversos, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas e agroecologia, entre outras. Os temas escolhidos estão dentro dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que a partir deste ano passam a nortear as atividades desenvolvidas.
- O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), e com o apoio da Secretaria da Educação (SED).
- As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formam como Guardiões Ambientais Mirins.
- Em novembro, o projeto GAM recebeu o primeiro lugar do prêmio nacional "Helena Quadros", concedido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), durante o Encontro Nacional da RBJB no 73º Congresso Brasileiro de Botânica, em Belém (PA). Com o prêmio, o Comitê Executivo da RBJB tem o objetivo de reconhecer e incentivar pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos Jardins Botânicos associados a desenvolverem e divulgarem suas atividades de educação ambiental em prol da conservação da flora nativa brasileira e suas interações com a sociedade.
Editoriais
Educação/Meio Ambiente
Compartilhe:
de
6