Notícias
Educação
Prefeitura de Lajeado realiza formação para assistentes educacionais que atuam com alunos do quadro de inclusão
11/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação (SED), realiza uma formação destinada aos assistentes educacionais que atuam na rede municipal e acompanham os alunos do quadro de inclusão nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). A formação foi realizada nesta quarta-feira, 11/02, no auditório da SED e reuniu mais de 60 profissionais.
A capacitação dos assistentes educacionais é contínua e ocorre há quatro anos no município, com o objetivo de qualificar o atendimento oferecido aos alunos e fortalecer o trabalho pedagógico nas escolas. Neste ano, a formação teve como tema “Manejo de comportamento em sala de aula”, abordando estratégias e práticas para auxiliar os profissionais na condução das diferentes situações do cotidiano escolar.
Conforme a supervisora da Educação Especial e Inclusiva, Andreia Karin Geroleti, o treinamento surgiu da necessidade de aperfeiçoar os profissionais que atuam diretamente com a educação inclusiva.
- O tema deste ano foi planejado a partir da demanda apresentada pelos assistentes educacionais à equipe da SED e construído em conjunto com equipes do TEAcolhe e do Imaginamente, que ministraram os cursos. É fundamental abordarmos as formas de manejo para que os assistentes educacionais saibam como atuar nas diferentes situações de sala de aula – esclarece Andreia.
São cerca de 350 profissionais assistentes educacionais que atuam na rede municipal e acompanham as crianças do quadro de inclusão. Conforme a supervisora da Educação Especial e Inclusiva, Maria Neusa dos Santos, a ideia é ampliar ainda mais as ações formativas ao longo do ano.
- É um processo contínuo para que esses profissionais sigam prestando um atendimento cada vez mais qualificado aos alunos que acompanham. A previsão é realizar uma nova formação no mês de julho, durante o recesso escolar – explica Maria.
Na semana passada, os assistentes educacionais que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) também participaram de uma formação.
Participação
A assistente educacional da EMEI Criança Feliz, Milene Haas, destaca a importância das formações para qualificar o trabalho realizado no cotidiano escolar.
- Muitas vezes ficamos sem saber qual caminho seguir, porque cada criança é única e apresenta necessidades diferentes. Com essas formações, conseguimos compreender melhor os comportamentos e aprender estratégias adequadas para lidar com cada situação. Isso nos auxilia muito na prática diária - relata Milene.
Seminário SIM
A Secretaria da Educação também realiza, há três anos, o Seminário Municipal de Educação Inclusiva (SIM). É um evento voltado para todos os profissionais da educação que atuam na rede municipal e tem o objetivo de promover discussões sobre inclusão para auxiliar o processo de aprendizagem de cada aluno.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
3