Notícias
Desenvolvimento Social
Prefeitura de Lajeado participa de oficina sobre segurança alimentar do programa Estratégia Alimenta Cidades
19/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), participa, nos dias 20 e 21 de janeiro, da oficina de validação do diagnóstico situacional do município, promovida pela Estratégia Alimenta Cidades, um programa do Governo Federal. A oficina será realizada no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), localizado na rua Mal. Deodoro, número 379, no Centro. No dia 20/01, as atividades serão realizadas das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h, e no dia 21/01, das 8h30 às 12h.
A oficina tem por objetivo promover um espaço de diálogo e co-criação entre representantes governamentais, da sociedade civil e dos demais atores locais para refletir sobre o diagnóstico da agenda alimentar urbana e das políticas, programas e ações tanto de segurança alimentar e nutricional quanto de enfrentamento às mudanças climáticas no município.
Participam da oficina o setor de Segurança Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que aplica a oficina, representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), representantes de secretarias municipais que tenham vínculo com a pauta da Segurança Alimentar, sendo elas, Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema) e Secretaria de Serviços Urbanos (Sesu), voluntários da Defesa Civil de Lajeado, representantes da Emater, representantes do SESC Mesa Brasil, representantes da sociedade civil e organizações da sociedade civil (membros do conselho ou unidades que tenham ações voltadas a Segurança Alimentar no município).
A Estratégia Alimenta Cidades
A Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades - Alimenta Cidades é uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), em parceria com o Ministério das Cidades (MCID), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). A implementação da Estratégia conta com o apoio institucional de pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Editoriais
Desenvolvimento Social
Compartilhe:
de
0