Notícias
Desenvolvimento Social
Centro Vestir&Ser encerra 2025 com cerca de 50 mil doações realizadas
05/01/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
O Centro de Referência Vestir&Ser, um serviço da Prefeitura de Lajeado, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou cerca de 50 mil doações de peças de roupas e acessórios no ano de 2025. Foram realizados 4.177 atendimentos no Centro de Referência, localizado na rua Júlio de Castilhos, 414, Centro, em frente a Biblioteca Pública.
Em 2024, foram entregues aos usuários do serviço cerca de 13 mil peças de roupas, nos 1.486 atendimentos realizados no ano. Uma média de oito peças por atendimento. No ano de 2025, o número de peças de roupas entregues mais que triplicou em relação ao ano anterior. O número foi alcançado por conta do aumento de dias e horários de atendimento ao público.
Em 2024, as doações eram realizadas e recebidas somente uma vez por semana. Atualmente, o Centro Vestir&Ser atende aos usuários dos programas sociais para retirada de doações de segunda a quinta-feira, mediante agendamento. Já as doações passaram a ser recebidas pela comunidade diariamente.
Para retirar doações, os usuários do Vestir&Ser devem estar com o Cadastro Único atualizado, e podem retirar até 10 peças de roupas a cada três meses. Os itens como roupas, calçados e acessórios passam por triagem e, posteriormente, são organizados em araras e prateleiras, facilitando a visualização e a escolha dos itens.
Segundo a usuária do Vestir&Ser, Luciana Diemer, o programa facilitou o recebimento de doações para pessoas em situações de necessidade e trouxe mais praticidade e acolhimento para toda a comunidade.
- Sempre somos bem atendidas aqui no Vestir&Ser, o que facilita muito na hora de receber as doações. É muito importante esse trabalho de atendimento realizado aqui, afinal ele contribui para que, cada vez mais, mais pessoas possam ser ajudadas - destacou Luciana.
A secretária da SMDS, Eliana Heberle, destacou que o crescimento dos números de doações é resultado da aproximação da administração municipal com a comunidade, facilitando as doações de peças de roupas por meio da criação do Centro Vestir&Ser.
- Nós atingimos números expressivos, como as 50 mil peças doadas, graças ao engajamento da comunidade que, com o Vestir&Ser, encontrou um meio para certificar-se que as roupas doadas seriam entregues para quem de fato tem necessidade delas - afirmou a secretária.
Doações
O que doar:
- Roupas de verão: Camisetas, bermudas, chinelos
- Calçados fechados.
- Calças
- Roupas de cama e banho.
- Travesseiros.
Onde doar
As doações podem ser entregues no Centro de Referência Vestir&Ser
Endereço: Rua Júlio de Castilhos, 414, Centro, em frente a Biblioteca Pública.
Horário: Segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45
Sexta-feira das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.
Telefone: (51) 3982-1091
Editoriais
Desenvolvimento Social
Compartilhe:
de
5