Notícias
Educação/Inovação
Prefeitura de Lajeado forma 125 estudantes no projeto Trilhas da Inovação na quarta-feira, 17/12
16/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Isabella Giasson
A Prefeitura de Lajeado, por meio das secretarias de Educação (SED) e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura (Sedei), forma, na quarta-feira, 17/12, 125 estudantes de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que participaram do Trilhas da Inovação. A cerimônia de formatura começa às 19h30, no auditório do Sicredi Integração RS/MG. O projeto incentiva a inovação na área educacional no município executado como parte do Pro_Move Lajeado. O objetivo é qualificar os jovens estudantes na área da inovação, oferecendo cursos com metodologia inovadora em conteúdos sobre eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0. O projeto foi custeado pelo município, no valor de R$ 229.000,00, e as aulas ocorreram no Senai Lajeado.
Esta é a quinta turma do projeto, que começou em 2021. Com os 125 alunos de 2025, já são mais de 570 formados pelo projeto. Em 2025, as aulas iniciaram em junho e seguiram até dezembro. Participaram alunos do 9º ano das EMEFs Francisco Oscar Karnal (FOK), do bairro Santo Antônio, Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro, Campestre, do bairro Campestre, São Bento, do bairro São Bento, Guido Arnoldo Lermen, do bairro Centenário, Nova Viena, do bairro Olarias, Lauro Mathias Müller, do bairro Planalto, São José e Vida Nova, do bairro Conventos, Santo André, do bairro Santo André, Universitário, do bairro Universitário, e Porto Novo, do bairro Carneiros.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura (Sedei), Jairo Valandro, o projeto Trilhas da Inovação é fundamental para despertar novos conhecimentos e interesses dos jovens alunos.
- O Trilhas é mais um projeto que proporciona conhecimentos sobre inovação para os jovens de Lajeado. Com o Trilhas, os jovens têm a oportunidade de conhecer novas áreas e atividades profissionais, podendo vir a atuar nestas áreas no futuro - afirma o secretário
Conforme a secretária de Educação (SED), Adriana Vetorello, o projeto Trilhas da Inovação, além de preparar os jovens para o mercado de trabalho, também desenvolve o pensamento criativo e empreendedor nos alunos participantes.
- Por meio de atividades formativas, os estudantes ampliam conhecimentos técnicos, fortalecem habilidades socioemocionais e são incentivados a pensar de maneira criativa, colaborativa e empreendedora, preparando-se de forma qualificada para os desafios profissionais do presente e do futuro - destaca a secretária
Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação
- O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai.
- Durante seis meses, 125 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental participaram, no contraturno das escolas, de vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.
Editoriais
Educação/Inovação
Compartilhe:
de
5