Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Fazenda

Lajeado inicia transição para o Emissor Nacional de Nota Fiscal de Serviços a partir de 2026

04/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFA), informa que a partir de 1º de janeiro de 2026 a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) passará a ser feita exclusivamente pelo Emissor Nacional – Padrão Nacional, conforme determina a Lei Complementar 214/2025. A mudança integra o processo de modernização tributária que está ocorrendo em todo o país e tem como objetivo padronizar e simplificar a emissão de documentos fiscais para contribuintes, empresas e profissionais de todos os portes.

O que muda no site da prefeitura

Até 31/12/2025, a emissão de notas fiscais continuará sendo realizada normalmente pelo site da prefeitura.

A partir de 01/01/2026:

- A emissão e substituição de NFS-e ocorrerá exclusivamente no Emissor Nacional.

- O site da prefeitura permanecerá ativo para as demais funcionalidades, consultas e demais serviços.

Sistemas atualmente integrados ao emissor municipal precisarão realizar ajustes para integração direta ao emissor nacional, devendo os interessados se organizar antecipadamente.

Como será o acesso ao novo sistema:

O acesso ao Emissor Nacional, pelo link bit.ly/4pBmhDn poderá ser feito utilizando:

- Certificado digital
- Conta Gov.br
- Senha de acesso (mediante cadastro)


O acesso ao ambiente de testes, chamado de Produção Restrita já está disponível, permitindo que contribuintes, contadores e empresas conheçam o novo portal antes da obrigatoriedade para tirar dúvidas e realizarem testes sem qualquer efeito jurídico. O ambiente de testes Produção Restrita pode ser acessado pelo link: bit.ly/48s06si


Orientação ao contribuinte

A SEFA reforça que continuará disponibilizando informações e orientações aos contribuintes durante todo o período de transição. Contudo, é importante que os interessados, de forma antecipada, procurem um profissional contábil para verificação das adequações necessárias aos diferentes tipos de contribuintes. A SEFA informa que o endereço eletrônico sefa.ibs@lajeado.rs.gov.br é o canal para comunicação referente aos assuntos Nota Fiscal Padrão Nacional e Reforma Tributária.

O governo federal disponibilizou uma página completa com as perguntas mais frequentes sobre a NFS-e nacional. Para fazer a consulta, acesse: bit.ly/4ivzBqw
Se mesmo assim restarem dúvidas, o canal de suporte técnico oficial do governo federal é pelo e-mail: atendimento.nfs-e@rfb.gov.br.

 

 

Editoriais

Fazenda

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas