Notícias
Meio Ambiente
Ações de conscientização ambiental marcam Semana do Lixo Zero em Lajeado
20/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
.jpeg)
Com a proposta de estimular a redução, reutilização e reciclagem de resíduos e promover espaços de debate sobre o assunto, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), promove uma programação especial para a 5ª edição da Semana do Lixo Zero, que ocorre entre os dias 21 e 26 de outubro. A edição tem como foco o esclarecimento sobre o funcionamento do Aterro Sanitário e o reconhecimento de profissionais que trabalham no local.
Entre as atividades estão visitas aos postos de saúde do município e em escolas com orientações sobre separação do lixo, oficina de compostagem e recebimento de resíduos perigosos em troca de uma sacola de pano.
Uma das ações é o Programa Selo Verde, que reconhece e homenageia famílias e empresas que possuem práticas e projetos ambientais sustentáveis em suas residências ou empresas. Os projetos podem ser enviados a partir deste formulário. Os projetos vencedores serão revelados em novembro, por meio das redes sociais da Sema. Os premiados recebem um certificado com o selo do programa, um reconhecimento no mural da Sema e poderão escolher uma árvore em alguma praça ou parque de Lajeado para batizar. Essa árvore receberá uma placa com identificação.
Programação completa
Terça-feira, 21/10 - Visitas aos postos de saúde do município para orientações quanto aos descartes de materiais de saúde e medicações. As visitas serão realizadas por técnicos da Sema.
Sexta-feira, 24/10 - Oficina de compostagem no Jardim Botânico de Lajeado, das 9h às 10h, que será ministrada por uma técnica especializada na montagem de composteiras. Em caso de chuva, o evento será realizado na sede da Sema. A oficina é gratuita e aberta ao público, e a inscrição pode ser realizada por meio deste formulário.
Domingo, 26/10 - No último dia com programação em alusão a Semana do Lixo Zero, ocorre a ação de troca de resíduos considerados perigosos, como pilhas, óleos e eletrônicos, por uma sacola de pano de algodão reutilizável. Os resíduos devem ser levados à sede da Sema, na rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, número 15, bairro Americano.
Durante a semana, serão gravados e divulgados, no perfil do Instagram e no canal do Youtube da Sema, vídeos que mostram a ação dos profissionais que atuam no Aterro Sanitário e também em outros locais de descarte de resíduos. Uma série de vídeos informativos para conscientizar a população sobre o descarte correto de lixo também será divulgada.
Editoriais
Meio Ambiente
Compartilhe:
de
3