Notícias
Educação
Lajeado recebe referência nacional na Educação Infantil para formação de professores da rede municipal
10/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
.jpeg)
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED), recebeu, nesta semana, a equipe do Instituto Stella Goulart e o professor Paulo Fochi, referência nacional na educação infantil, que participaram de encontros de formação para professores das Escolas de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado. O Instituto realiza observações pedagógicas, encontros formativos com os educadores e reuniões de alinhamento com a equipe técnica da SED para qualificar a educação infantil no município.
As atividades fazem parte do projeto de formação continuada desenvolvido pelo Instituto em parceria com o Observatório da Cultura Infantil (OBECI), uma abordagem que coloca a criança no centro do processo educativo, reconhecendo suas experiências, curiosidades e formas de expressão como ponto de partida para o aprendizado.
Lajeado se torna o primeiro município do Brasil a implementar a abordagem do OBECI na rede pública de educação infantil. A parceria tem duração prevista até 2028 e inclui formações quinzenais on-line e encontros presenciais no decorrer do ano.
Duas escolas de Lajeado foram escolhidas como Escolas Estrela, que recebem o acompanhamento e formação direta com o Instituto. São as EMEIs Pequeno Aprendiz, do bairro São Bento, e Recanto Infantil, no bairro Moinhos. Estas duas escolas servirão de inspiração para as demais escolas na implementação da abordagem e estratégias do Instituto.
Segundo a coordenadora de projetos do Instituto Stella Goulart, Queila Almeida Vasconcelos, o trabalho presencial nas escolas Estrela é fundamental no processo formativo.
- Os encontros nas escolas estrela de forma mais próxima, para vir trabalhar diretamente com as professoras, ajuda no fortalecimento do vínculo, e conhecer mais de perto as salas, as crianças e os processos que elas estão vivendo, ajuda muito a qualificar o processo formativo. - afirmou a coordenadora.
O professor e idealizador do OBECI, Paulo Fochi, explicou como a abordagem desenvolve fundamentos importantes no crescimento das crianças.
- De um lado, a proposta do OBECI busca exercitar a tradução, por meio de seus instrumentos, daquilo para o qual foi criada: planejar e comunicar as aprendizagens das crianças, contribuindo para a construção do cotidiano pedagógico. Por outro lado, ela também visa colocar em prática princípios teóricos fundamentais que as pedagogias participativas vêm defendendo ao longo dos últimos 100 anos – explicou o professor.
Conforme a Secretária de Educação, Adriana Vettorello, a parceria entre a administração municipal e o Instituto Stella Goulart está desenvolvendo mais qualificação na Educação Infantil da rede pública.
- O trabalho conjunto entre o Instituto Stella Goulart e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, tem contribuído de forma significativa para a qualificação da Educação Infantil no município. Daqui para frente, essa colaboração tende a se fortalecer ainda mais, ampliando espaços de escuta, reflexão e formação para os profissionais da Educação Infantil, de modo que cada escola se torne um ambiente ainda mais acolhedor, inclusivo e intencional no processo de ensinar e aprender - esclareceu a Secretária.
Atividades ao longo da semana
As atividades iniciaram na segunda-feira, 06/10, com uma reunião com as coordenadoras pedagógicas das EMEIs no auditório da Secretaria da Educação.
Na terça-feira, 07/10, o Instituto esteve na EMEI Recanto Infantil, acompanhando a jornada de trabalho das professoras.
Na quarta-feira, 08/10, as atividades ocorreram na EMEI Pequeno Aprendiz pela manhã, seguidas de nova reunião com as coordenadoras à tarde e um encontro, das 19h às 21h, com as equipes das duas Escolas Estrelas.
Na quinta-feira, 09/10, o professor e pesquisador Paulo Fochi, referência nacional na Educação Infantil, chegou em Lajeado para participar da programação. Fochi é idealizador e coordenador do Instituto OBECI, parceiro do Instituto Stella Goulart, e acompanhou de forma presencial as atividades nas escolas e na Secretaria da Educação.
Instituto Stella Goulart
O Instituto Stella Goulart foi criado com o propósito de nutrir a cultura da infância, tanto dentro da escola como fora dela. O objetivo é que a criança encontre as bases para ser, criar, e viver essa cultura, com liberdade, alegria e segurança. Embasados pela pedagogia participativa, a criança é prioridade absoluta, e que todas tenham acesso aos seus direitos e a escolas de qualidade.
Escolas Estrelas
As Escolas Estrelas são EMEIs que servem de inspiração para as demais escolas do município. O processo de escolha das duas EMEIs iniciou ainda em 2024, quando a SED já avaliava a possibilidade da parceria com o Instituto. Em dezembro do mesmo ano, a diretora-geral do instituto fez uma apresentação para as equipes diretivas, que puderam se inscrever para o processo de seleção. Foram nove escolas inscritas, que passaram por uma pré-seleção por meio de entrevistas com as equipes diretivas, destas foram selecionadas cinco.
Em fevereiro, essas escolas receberam a visita do Instituto para conhecer a estrutura física e acompanhar um turno da jornada de trabalho de cada, sendo então escolhidas as duas Escolas Estrela: Pequeno Aprendiz e Recanto Infantil. As equipes destas escolas recebem a formação com o Instituto diretamente para as professoras, têm o suporte do Instituto para repensar os espaços e materiais, e, ainda, receberão móveis, equipamentos e materiais, que auxiliarão para a implementação da abordagem pedagógica do OBECI.
Para as demais escolas a formação ocorre com as coordenadoras pedagógicas, como também ofertados minicursos para todos profissionais da rede.
OBECI
O Observatório da Cultura Infantil (OBECI) é uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional criada em 2013, idealizada e coordenada pelo professor Dr. Paulo Fochi. O Observatório tem como objetivo reunir profissionais da educação infantil interessados na reflexão e na transformação de seus contextos de atuação.
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
3