Notícias
Pacto Lajeado pela Paz
Prefeitura de Lajeado forma 66 Agentes Comunitários de Saúde em cursos do Pacto Lajeado pela Paz
03/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu a formação de 66 Agentes Comunitários de Saúde nos cursos de facilitadores de círculos de Construção de Paz, facilitadores do programa Família na Roda e o curso de Segurança Psicológica no Trabalho, ministrados pelo Pacto Lajeado pela Paz. A formação ocorreu de abril a setembro, com os 66 agentes. A formatura ocorreu no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), nesta sexta-feira, 03/10.
Participaram da cerimônia de formatura a prefeita Gláucia Schumacher, a secretária de Saúde, Giovanna Linhares, a coordenadora do Pacto Lajeado pela Paz, Tânia Fröhlich Rodrigues, os ministrantes dos cursos e os formandos. Durante a cerimônia, foram entregues os certificados de conclusão dos cursos e realizadas homenagens aos facilitadores.
A secretária de Saúde, Giovanna Linhares, explica que a ideia da formação para os Agentes Comunitários de Saúde surgiu da necessidade de fortalecer o papel dos Agentes como interlocutores entre a comunidade e o serviço de saúde.
– No início do ano, pensamos em levar os círculos para dentro dos postos de saúde. Depois, avaliamos como melhor aproveitar esses momentos e percebemos que esses profissionais são a verdadeira ponte entre a comunidade e o atendimento de saúde. Assim, organizamos quatro grupos, em diferentes horários, para que os agentes pudessem continuar desempenhando suas funções e, ao mesmo tempo, participar do aperfeiçoamento – explica Giovanna.
Conforme a coordenadora do Pacto, Tânia Rodrigues, foram realizadas 44 horas-aula de cursos destinados a qualificar os agentes para as funções do dia a dia.
– Esses aperfeiçoamentos desenvolvem diversas habilidades, especialmente relacionadas à comunicação e à escuta atenta. Outro aspecto fundamental trabalhado foi a Segurança Psicológica, que envolve o autocuidado. Além de aplicarem essas práticas consigo mesmos, os agentes também poderão repassá-las à comunidade – destaca Tânia.
A prefeita Gláucia Schumacher reforçou que os Agentes Comunitários de Saúde são aqueles que estão juntos com a comunidade para ouvir e entender o que as pessoas precisam.
A formatura também marcou o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado neste sábado, dia 4 de outubro.
Depoimentos
A Agente Comunitária de Saúde do bairro Centro, Alexandra Mittelstadt, destacou que o curso foi muito importante para aprender novas formas de se relacionar com a comunidade.
- Eu já estou há 23 anos como Agente de Saúde, e quando surge um novo aperfeiçoamento a gente pensa ‘De novo um curso do mesmo’, e este não, este é diferente. Aprender sobre escuta atenta, habilidades de comunicação, de aprender o poder do não. São aspectos positivos que contribuem com a vivência em casa e também para a rotina no trabalho. Sou privilegiada em poder aprender no meu trabalho – destacou Alexandra.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Pacto Lajeado pela Paz
Compartilhe:
de
7