Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Pacto Lajeado pela Paz

Pacto Lajeado Pela Paz forma 50 alunos no Programa SOMAR

20/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Isabella Giasson

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Pacto Lajeado pela Paz, realizou na tarde desta quarta-feira, 20/08, a formatura de 50 alunos do Programa Protagoniza SOMAR em Movimento. O evento reuniu estudantes do 6º ao 9º ano de escolas de redes estadual e municipal. O encontro ocorreu no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), na Rua Marechal Deodoro, nº 379, e contou com a presença da prefeita Gláucia Schumacher, de autoridades, educadores, alunos e facilitadores da paz.

 

A programação contou com falas de abertura da prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, da coordenadora do SOMAR, Mariuza Rodrigues Welter, do facilitador Gelson Esteves, além de alunos e professores atendidos pelo programa. Após as falas, cada adolescente recebeu um certificado com a carga horária e os temas abordados nos encontros. Em seguida, os estudantes foram divididos em grupos e participaram de palestras e atividades sobre inteligência artificial, mercado de trabalho e cultura, turismo e lazer. O evento encerrou com um lanche coletivo, que serviu como espaço de convivência e troca de ideias.
 

Durante a cerimônia, os alunos compartilharam experiências vividas ao longo dos dez encontros do programa, que tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil e promover um ambiente escolar mais harmonioso e colaborativo.

 

O estudante do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Fernandes Vieira, Caio Eduardo Locatelli, destaca a importância que o projeto teve para a sua vida pessoal e para o dia a dia na escola.

 

- Eu achei incrível, aprendi muita coisa. O projeto me ajudou a lidar com os meus problemas em casa, com a minha família e na escola, pois eu era bem "brigão". Acho que poderia ter mais aulas, pois eu gostei bastante e me dei muito bem com os professores - relatou o aluno.

 

Conforme a coordenadora do Pacto, Tânia Fröhlich Rodrigues, o Programa Somar celebra a entrega dos 50 certificados para jovens que participaram dos grupos neste primeiro semestre, com 10 encontros em cada uma das quatro escolas da rede municipal e estadual. 

 

- O programa Somar é o momento em que a gente soma as habilidades, conhecimentos, práticas e vivências dos facilitadores com os alunos. Os representantes do Pacto vão até a escola e levam as ferramentas para trabalhar e dialogar, mas também acolhem as ideias, os anseios e as dúvidas dos jovens para que eles possam ser os protagonistas das suas próprias histórias. O Pacto Lajeado pela Paz trabalha com esses jovens para ouvir e entender as habilidades e necessidades desse público. É um programa muito importante para seguir com a proposta de promover uma cultura de paz na nossa cidade – avalia Tânia.

 

A iniciativa envolveu quatro escolas, duas municipais, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guido Arnoldo Lermen e EMEF São João, e duas estaduais, EEEF Fernandes Vieira e EEEF São João, e contou com o apoio do Programa Cada Jovem Conta, que auxilia na indicação dos estudantes participantes.

 

A coordenadora do Somar, Mariuza Rodrigues Welter, explica que o programa promove dinâmicas, momentos de conexão, trabalhos em grupo e atividades voltadas às emoções, com o objetivo de despertar os sonhos dos jovens.

 

- Este foi um momento muito especial, pensado para celebrar toda a trajetória dos jovens ao longo do semestre - destacou Mariuza.

 

Saiba mais sobre o Programa Protagoniza SOMAR em Movimento

 

O Programa SOMAR, que integra o Pacto Lajeado pela Paz, é uma iniciativa inovadora que cria um ambiente seguro e acolhedor para adolescentes. Com a condução de facilitadores capacitados, o programa foca no desenvolvimento de habilidades e talentos, impulsionando o crescimento pessoal e social dos jovens.

 

As atividades incluem oficinas, dinâmicas de grupo e jogos lúdicos. Essas experiências estimulam a reflexão e a criatividade, e reforçam a importância do trabalho em equipe e da valorização da diversidade.

 

Um pilar central do programa é o protagonismo juvenil, incentivando os adolescentes a se tornarem agentes ativos em suas comunidades. Ao assumirem responsabilidades e participarem de decisões, eles cultivam um forte senso de pertencimento e empoderamento. O Programa SOMAR é uma jornada de autodescoberta e crescimento, onde cada adolescente é valorizado e motivado a sonhar e a construir um futuro promissor para si e para a comunidade.

 

O Programa conta com dez encontros, com intuito de criar um espaço seguro e contínuo de aprendizado, permitindo que os participantes se sintam mais à vontade ao longo do tempo. Nos encontros são praticados círculos de diálogos, dinâmicas de reflexão, mediação de conflitos, atividades lúdicas e de desenvolvimento pessoal. Além disso é feio um check-in e um check-out para avaliar o estado emocional dos participantes antes e depois do projeto.

Editoriais

Pacto Lajeado pela Paz

Compartilhe:

de

11

Leia notícias relacionadas