Notícias
Meio Ambiente
Prefeitura de Lajeado prepara programação especial para aniversário de 30 anos do Jardim Botânico
11/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Lucas Brunetto/Prefeitura de Lajeado

O Jardim Botânico de Lajeado (JBL) terá uma programação especial para comemorar os seus 30 anos, celebrado no dia 18 de setembro. A programação inclui distribuição de sacolas de pano e uma pintura especial em homenagem à fauna e à flora local. Criado em 1995, Lajeado conta com um dos quatro Jardins Botânicos do estado, que possui 32 hectares de área, sendo 15 de mata atlântica preservada.
A programação especial tem o objetivo de unir a conscientização ambiental, arte e cultura. As atividades foram planejadas para envolver a comunidade e marcar as três décadas de história do Jardim Botânico como um espaço de preservação, educação e convivência ambiental. Confira a programação completa abaixo.
Conforme a bióloga e organizadora da programação de aniversário, Stefani Fontanive, a programação é mais uma oportunidade de aproximar a comunidade do Jardim Botânico de Lajeado.
- É um espaço muito importante para a cidade, que preserva espécies de flora e fauna. Convidamos a comunidade a celebrar conosco esse espaço que é tão importante e simbólico para nossa cidade – convida Stefani.
Servidora administrativa há oito anos do Jardim Botânico, Daniele Regina Muller, ressalta que o JBL é mais do que um espaço verde, é também um lugar de encontro, aprendizado, contato e cuidado com a natureza.
- Convidamos a comunidade a participar das comemorações pelos 30 anos, e a continuar visitando e ajudando a preservar este espaço, que é de todos nós – destaca Daniele.
Programação de aniversário
18 setembro a 5 de outubro – Troca de sacolas de pano temáticas
A ação de conscientização consiste na troca de 1kg de alimento por uma sacola de pano. As trocas poderão ser feitas na guarita do Jardim Botânico e na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. As sacolas de pano comemorativas celebram os 30 anos de cuidado com a natureza. A atividade incentiva práticas ambientalmente corretas, como a substituição de sacolas plásticas por reutilizáveis.
18 de setembro – Pintura temática no Centro de Educação Ambiental
No dia do aniversário, será realizada a pintura de uma parede do Centro de Educação Ambiental e Administrativo do JBL. A pintura vai retratar a fauna e flora locais, unindo arte e educação ambiental para reforçar a identidade visual do espaço, promover a sensibilização para a conservação da biodiversidade e embelezar o ambiente.
05 de Outubro – Concerto da Primavera
A chegada da estação mais colorida do ano será celebrada com o 9º Concerto da Primavera, no Jardim Botânico de Lajeado. O evento contará com apresentações de orquestras, ervateira, recreação e estandes de parceiros. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
Cronograma
14h - Orquestra SLAN
15h - Orquestra Sinodal Conventos
16h - Orquestra Jovem de Lajeado
Sobre o Jardim Botânico de Lajeado
O Jardim Botânico de Lajeado (JBL) é um espaço de contato com a natureza. Em seus 32 hectares, ele reúne trilhas, coleções botânicas e espaços sensoriais que convidam a conhecer sobre espécies de plantas e animais da região.
O Jardim Botânico de Lajeado é voltado à produção de espécies arbóreas, à preservação da flora e fauna e à educação ambiental. No espaço funciona o Horto Florestal, responsável pela produção de cerca de 20 mil mudas de árvores e plantas de diferentes espécies por ano, utilizadas em ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Além disso, o JBL também abriga cerca de 120 espécies de aves.
Coleções botânicas
O Jardim Botânico de Lajeado mantém cinco coleções botânicas, cuja função é preservar espécies e promover a educação ambiental. Essa característica diferencia um Jardim Botânico de um parque comum, pois, além de ser um espaço de lazer orientado, tem como missão sensibilizar sobre a importância da flora e divulgar a biodiversidade.
Conheça as coleções
1) árvores da mata atlântica – 68 espécies e 164 indivíduos
2) árvores exóticas – 44 espécies – 54 indivíduos
3) cactos (72 espécimes), bromélias (122 espécimes) e orquídeas (471 espécimes)
4) plantas etnobotânicas – 56 espécies
5) plantas ameaçadas de extinção – 26 espécies
O Jardim Botânico fica aberto todos os dias para visitação das 8h às 18h. Também são oferecidas vivências e atividades de educação ambiental. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3982-1099.
Texto: Laura Mallmann
Fotos: Arquivo Prefeitura de Lajeado/Lucas Brunetto
Editoriais
Meio Ambiente
Compartilhe:
de
4