Notícias
Educação
Prefeitura de Lajeado institui a Rede de Apoio à Escola para atuar contra infrequência escolar
01/09/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, instituiu oficialmente, por meio do Decreto nº 14.060, de 22 de agosto de 2025, a Rede de Apoio à Escola do Município (RAE). O grupo tem como finalidade discutir e estabelecer estratégias de intervenção e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de infrequência ou abandono escolar, buscando garantir o direito à educação e combater a evasão escolar. Na manhã desta segunda-feira, 1º/09, ocorreu a reunião mensal da RAE, com a análise de casos de alunos infrequentes.
Participam da RAE, representantes da Secretaria Municipal da Educação, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Secretaria da Saúde, do Conselho Tutelar e da Brigada Militar.
A Rede de Apoio à Escola atua de forma intersetorial e corresponsável, articulando os diferentes órgãos para que cada situação seja acompanhada de perto e que os estudantes possam retornar à frequência regular nas escolas.
O decreto também autoriza o uso da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI 4.0), uma plataforma que sistematiza dados e registros de estudantes ausentes, possibilitando encaminhamentos mais ágeis e efetivos entre os órgãos envolvidos.
Conforme a representante da Educação, a Orientadora Educacional, Lisete Lermen Friedrich, o trabalho em rede é a melhor forma de identificar o que causa a infrequência.
- A Rede fortalece o trabalho conjunto entre escola, família e poder público. Nosso objetivo é unir esforços para que nenhuma criança ou adolescente fique sem estudar e retorne com a frequência regular. Entender o que gera essa infrequência é o principal para podermos agir de forma certeira – explica Lisete.
Com a RAE criada, será estabelecido um regimento interno, um coordenador e a rotina de atividades. A RAE já atua com reuniões mensais e oferece suporte às escolas na busca ativa pelos alunos infrequentes.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
2