Notícias
Desenvolvimento Social
Lajeado realiza 16ª Conferência Municipal de Assistência Social e elege delegados para conferência estadual
06/08/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rafael Grün

A Prefeitura de Lajeado e o Conselho Municipal de Assistência Social, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizaram na terça-feira, 05/08, a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência foi realizada na Univates com o propósito de avaliar as Políticas de Assistência Social desenvolvidas nas últimas duas décadas e propor novas diretrizes para o fortalecimento da política pública no município, alinhadas aos princípios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O evento iniciou com apresentações de alunas da escola de educação especial Bem Me Quer, da APAE de Lajeado. Em seu pronunciamento, o vice-prefeito de Lajeado, Guilherme Cé, salientou que apesar de Lajeado ter vivido sua maior catástrofe no ano passado, o que impôs desafios pontualmente locais, a nível nacional, destacou que haverá desafios maiores.
- Teremos um grande desafio com a transição demográfica. Com o envelhecimento da população, é fundamental que tenhamos visão para o que ocorrerá no futuro para estarmos preparados”, afirmou Cé.
Já a secretária de Desenvolvimento Social de Lajeado (SMDS), Eliana Ahlert Heberle, destacou que estar à frente da secretaria sempre será um grande desafio, mas que conta com o suporte devido da equipe que lidera.
- Participei recentemente do seminário da conferência nacional de Assistência Social, onde ficou muito claro a importância da política de direitos, que visa garantir o acesso igualitário aos serviços de assistência social, considerando as particularidades dos indivíduos e grupos sociais - destacou Eliana.
Dando sequência ao evento, que contou com a participação da presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ana Rita da Silva Azambuja e da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Lajeado, Gláucia Arioti, as assistentes sociais da SMDS, Céci Maria Rodrigues Gerlach e Fátima Luciane Leal Machado apresentaram um painel pautado no tema central da conferência, discorrendo sobre a história do assistencialismo nos últimos vinte anos em Lajeado.
Reunindo representantes da sociedade civil, entidades e da administração municipal, a conferência seguiu com debates pautados pelos cinco eixos temáticos da conferência com o propósito de se elencar as propostas a serem levadas pelos delegados para discussão na conferência estadual, que se realizará nos dias 15 e 16 de outubro, em Porto Alegre.
Os eixos temáticos:
Eixo I - Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades.
Eixo II - Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional.
Eixo III - Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no SUAS.
Eixo IV -Gestão Democrática, informação e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS.
Eixo V - Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Durante o evento, também foram eleitos os delegados que representarão Lajeado na conferência estadual de assistência social. Foram eleitos:
Delegados representantes da Sociedade Civil
Titulares
Cristian Marques
Valdair Silva
Suplentes
Maria Rejane kunzel
Liane Verena Beuren
Delegados representantes do governo municipal
Titulares
Glauco Rodrigues
Fátima Luciane Leal Machado
Suplentes
Josué Elisme
Brunhilde Elisabeth Schmidt
Editoriais
Desenvolvimento Social
Compartilhe:
de
4