Cultura

Lançada programação do 9º Sesc Circo, maior festival circense do RS, que acontecerá em Lajeado, em abril

Créditos: Roberta Colombo Estúdio Fotográfico

Em abril, o município de Lajeado vai vier a arte, diversão e alegria do Sesc Circo, o maior festival circense do Rio Grande do Sul. Chegando a 9ª edição em 2024, é a primeira vez que o evento acontece na cidade, em uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac em parceria com a Prefeitura Municipal. Na noite de quarta-feira, 27/03, que era Dia Nacional do Circo, a programação foi lançada em um coquetel para a imprensa, autoridades e convidados no Labilá - Laboratório de Inovação de Lajeado.

O evento será realizado de 6 a 14 de abril e contará com 20 espetáculos, em um total de 31 sessões, além de três oficinas, um cortejo e a "Caravana Cedelinho", que circulará pelo município. Na agenda, estão artistas referências na área, vindos de diferentes partes do Estado, do País e, inclusive, do exterior. Os ingressos são gratuitos e já podem ser reservados a partir desta quinta-feira, 28/03, no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco, onde também está disponível a programação completa da edição.

- Que alegria recebermos em nossa cidade pela primeira vez o Festival Sesc Circo - discursou o vice-presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e presidente do Sindilojas Vale do Taquari, Giraldo Sandri, representando o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, na cerimônia de lançamento. - Esta vivência com a arte circense, importante movimento social e cultural, desperta a nossa imaginação e nos faz refletir sobre a importância de tirarmos um tempo na nossa rotina para vivermos novas experiências e aproveitarmos com as nossas famílias. Que forma melhor de vivenciarmos isso senão através da arte? Isto reforça uma das premissas do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac de contribuir com o bem-estar social e trazer felicidade para as pessoas através de nossas ações.

Em sua fala, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, fez votos de um festival de sucesso, aproveitado por toda a comunidade, em especial as crianças.

- Que nós possamos viver toda a alegria que o circo representa na vida de cada um de nós - disse Caumo.

O 9º Sesc Circo começa no sábado, dia 06/04, com o início da oficina "O palhaço, a cena e a rua", do Grupo Tia, de Canoas. Ao longo de três dias, os participantes da formação vão poder vivenciar a arte da palhaçaria na prática, enquanto são preparados para integrar o cortejo de abertura, quando artistas tomarão as ruas do Centro da cidade a partir das 18h30 do dia 09, terça-feira. É a partir dessa data que inicia a agenda de espetáculos do evento. As apresentações serão realizadas na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí, e em seu entorno, onde também haverá atrativos gastronômicos e de recreação. Também haverá sessões em ginásios de escolas de diferentes bairros, em uma descentralização que deve contemplar, pelo menos, 7 mil alunos da rede municipal de ensino.

Integram o rol de atrações coletivos de artistas gaúchos com sede em Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre, e dos estados de Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal, além de representantes da Argentina e da Colômbia. Entre os destaques, está o espetáculo paulista "VaiqueuVoo", dos Sabatino Brothers, que, através de acrobacias, narra a história dos grandes aviadores da década de 1930. André Sabatino, um dos artistas, é ex-integrante do renomado Cirque Du Soleil. Destacam-se, ainda, "Yo-Yo - Subir y Bajar Hasta Encontrarse", com as divertidas trapalhadas de um palhaço vivido pelo argentino Sebastián Godoy, que tem apresentações em diferentes continentes no currículo, e "Cabaré Valentin", espetáculo permeado por malabarismo, mágica e dança aérea do grupo porto-alegrense Circo Híbrido. A agenda completa pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco e nas redes sociais do Sesc Lajeado. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 98924-4318.

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

9ª Sesc Circo - Lajeado

Data: de 06 a 14 de abril

Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí), bairros e escolas municipais de Lajeado

Bilheteria: ingressos gratuitos com reserva antecipada no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco