Educação

Mais de 6,3 mil alunos retornam às aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental nesta segunda-feira

19/02/2024

Créditos: Laura Mallmann

Os mais de 6,3 mil alunos matriculados na rede municipal retornaram às aulas nas 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado nesta segunda-feira, 19/02. Alunos e professores foram recepcionados com ações de boas-vindas como balões e cartazes, entre outras. Iniciado esta semana, o ano letivo do ensino fundamental se encerra em dezembro.

Localizada no bairro Campestre, a EMEF Campestre recebeu de forma especial os seus cerca de 500 alunos. Com a conclusão do novo prédio, alunos, pais e professores foram recepcionados de forma especial e participaram da abertura das novas salas e do novo espaço, conta o diretor Renato Cuppini.

- O primeiro dia de aula é sempre especial. Hoje, com o novo prédio, foi ainda mais. São muitas descobertas para os alunos com novos espaços, novas turmas. É também um momento dos alunos explorarem o novo prédio, o conceito de escola aberta sem grades e cercas e diversos pátios para os alunos explorarem – relata o diretor.

As colegas Ágata Viesti e Maria Débora, de 7 anos, estavam ansiosas pelo retorno das aulas. Colegas desde o 1º ano, estavam esperando o primeiro dia de aula para se reencontrarem.

- Eu adorei encontrar meus colegas e ter aula no novo prédio da escola. Estou muito feliz com o começo das aulas – conta Ágata.

A aluna do 6º ano, Manuela da Silva, 10 anos, ficou muito feliz em voltar para a escola e ver tudo novo.

- Estou muito feliz em voltar, ver os colegas e ter uma escola nova. É tudo novo. Gosto muito do primeiro dia de aula – relata Manuela.

O novo prédio conta com área total de 1.424,09m², com 12 salas, banheiros e pátio coberto. A estrutura possibilitou a abertura de novas turmas e a implementação do contraturno escolar.

Entre as atividades de retorno, os alunos da EMEF São Bento fizeram mandalas (símbolo formado por um círculo com diferentes formas geométricas em seu centro) com mensagens e desejos para o novo ano letivo. Assim que concluídas, as mandalas serão penduradas nas portas das salas de aula.

Conforme a diretora, Ana Paula Krein Müller, essa foi uma forma encontrada para recepcionar os alunos e integrar os novos que chegam da EMEF Pedro Welter.

- Nós recebemos os alunos da EMEF Pedro Welter a partir do 6º ano, já que lá o ciclo de aprendizagem se encerra no 5º ano. Então, pensamos em formas de integrar e receber os alunos novos e os que já faziam parte da escola – relata Ana Paula.

Obras em EMEFs

A administração municipal realiza obras de ampliação em diversas EMEFs do município.

- EMEF São José, do bairro Conventos: está com um novo prédio em construção para adequação e ampliação do contraturno escolar;

- EMEF Capitão Felipe Dieter, do bairro Imigrante: está com obras de ampliação em execução;

- EMEF São Bento, do bairro São Bento: recebeu quatro novas salas de aula, duas novas salas para o contraturno e um espaço recreativo coberto;

- EMEF D. Pedro I, no bairro Jardim do Cedro: novo prédio em construção com 18 novas salas de aula;

- Projeto Vida Conventos, no bairro Conventos: nova construção em fase de finalização;

- EMEF no bairro Moinhos d´Água: nova EMEF em fase de elaboração de projeto de escola totalmente nova;

- Projeto Vida Santo Antônio, no bairro Santo Antônio: em fase de elaboração de projeto de novo prédio.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Educação