Educação

EMEFs Universitário e São José recebem reconhecimento por utilização da plataforma Matific

02/04/2024

Créditos: Laura Mallmann

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Universitário, do bairro Universitário, e São José, do bairro Conventos, receberam um reconhecimento pelo índice de excelência de utilização da plataforma de ensino-aprendizagem Matific no ano de 2023. Um troféu e um certificado foram entregues às escolas, já que ambas atingiram 98% de utilização. No número de acessos, a EMEF Universitário ficou em 1º lugar. O Matific, contratado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação, é uma plataforma educacional gamificada on-line para a disciplina de matemática que disponibiliza jogos aliando conhecimento e jogos.

A plataforma Matific foi implementada na rede municipal em 2023 com alunos de 1º ao 9º ano das EMEFs. A plataforma já está alinhada às habilidades do currículo da rede municipal, que por sua vez estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os alunos possuem acesso pessoal à plataforma, que dispõe de uma trilha de conhecimento personalizada de acordo com o conhecimento de cada aluno.

A coordenadora da plataforma em São Paulo, Nádia Moya, que veio a Lajeado especialmente para entregar a homenagem às escolas, ressalta que a plataforma é um novo meio de enxergar a matemática, de forma lúdica e colorida.

- É uma plataforma que pode ser utilizada nos momentos pré-aula para preparar o aluno para a atividade, durante a aula para ensinar e pós-aula para desafiar os alunos. É essencial que professores e alunos estejam alinhados para que a plataforma seja utilizada da melhor forma possível – avalia Nádia.

Com 31.688 atividades realizadas, a EMEF Universitário foi a escola que atingiu o maior número de acessos, com 98% dos estudantes. Os 2% restantes são atribuídos a usuários cadastrados em duplicidade ou alunos que não estão mais na escola.

A diretora da EMEF Universitário, Adriana Azevedo Oliveira, destaca que a plataforma chegou para agregar ao conhecimento dos alunos.

- Os alunos amam a experiência e, como eles dominam games e a tecnologia, tiraram de letra mais esse desafio. Hoje em dia os alunos cobram as atividades na plataforma. Se por algum motivo não tem atividade no dia de costume, eles já nos perguntam ‘Profe, quando vai ter Matific?’. Percebemos nas provas e nas atividades como a plataforma agrega conhecimento para eles. Os alunos aprendem brincando – explica Adriana.

Matific

O Matific é aplicado em sala de aula de acordo com a programação de cada professor de matemática. O acesso é por meio dos Chromebook, que estão à disposição dos alunos nas escolas da rede municipal.

Os alunos possuem uma trilha do conhecimento individual. O nível de dificuldade das atividades é baseado nas respostas de cada um e, a partir daí, são formuladas questões para cada aluno. Conforme Adriana, essa trilha individual é importante para não haver comparação entre os alunos e nem disputas sobre o conhecimento, já que cada um realiza as atividades de acordo com o seu nível de aprendizagem.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Educação