Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Lajeado ocupa 1º lugar estadual na categoria "Acesso à Educação" no Ranking de Competitividade dos Municípios

05/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Lajeado ocupa o 1º lugar do Rio Grande do Sul na categoria “Acesso à Educação” no Ranking de Competitividade dos Municípios. A informação foi publicada esta semana pelo Centro de Liderança Pública (CLP), entidade que realizou o estudo em parceria com a Gove. O município também ocupa a 45ª posição do Brasil. A quarta edição do ranking, composto por 65 indicadores organizados dentro de 13 pilares temáticos e três dimensões, avaliou dados de 410 municípios com mais de 80 mil habitantes de todo o Brasil. Na postagem mais recente, o ranking abordou o pilar da Educação. Confira a postagem clicando aqui

O ranking tem o objetivo de incentivar a competição positiva entre os municípios, entendida como a busca por melhorar o fornecimento de serviços públicos, atrair empresas, trabalhadores e estudantes para ali viverem e se desenvolverem.

No ranking geral nacional, Lajeado ocupa a 34ª posição nacional. O município também é 2º colocado entre os municípios gaúchos pelo quarto ano consecutivo no ranking geral. Para saber mais, clique aqui.

Entre os destaques do município no ranking mais recente (2023) estão o 1º lugar nacional no indicador de “Acesso à Saúde”, 8º lugar nacional em Inserção Econômica, 20º nacional em Qualidade da Saúde e 45º nacional e 1º Estadual em “Acesso à Educação".

As três dimensões do estudo

- Dimensão “Instituições” é composta por dois pilares: “Sustentabilidade fiscal” (contendo 4 indicadores) e “Funcionamento da máquina pública” (6 indicadores)

- Dimensão “Sociedade” é composta por 7 pilares: “Acesso à saúde” (4 indicadores), “Qualidade da saúde” (5 indicadores), “Acesso à educação” (6 indicadores), “Qualidade da educação” (4 indicadores), “Segurança” (5 indicadores), “Saneamento” (7 indicadores) e “Meio ambiente” (5 indicadores)

- Dimensão “Economia” é composta por 4 pilares: “Inserção econômica” (3 indicadores), “Inovação e dinamismo econômico” (8 indicadores), “Capital humano” (3 indicadores) e “Telecomunicações” (5 indicadores)

Indicadores da Educação

Os indicadores da Educação, ranking de destaque de Lajeado em nível estadual e nacional, são:

- Taxa de atendimento - Educação infantil

- Taxa líquida de matrícula - Ensino fundamental

- Taxa líquida de matrícula - Ensino médio

- Alunos em tempo integral - Educação infantil

- Alunos em tempo integral - Ensino fundamental

- Alunos em tempo integral - Ensino médio

Saiba mais

O ranking possibilita identificar, dentro de cada uma de suas três dimensões e 13 pilares temáticos, os pontos fortes e fracos que influenciam a classificação final do município em cada um dos 65 indicadores contemplados. Para conferir os indicadores de Lajeado, basta acessar este link.

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas