Educação/Inovação

Terceira turma do projeto Trilhas da Inovação forma 124 alunos

12/12/2023

Créditos: Silvia Vian

A terceira turma do Trilhas da Inovação, projeto da área de inovação do Pro_Move Lajeado na área da educação, formou 124 alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. A cerimônia de formatura ocorreu na noite dessa segunda-feira, 11/12, no auditório do Prédio 7 da Univates, e reuniu autoridades, alunos e familiares.

A cerimônia contou com a presença da secretária da Educação, Adriana Vettorello, do secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, do coordenador do Departamento de Inovação e Tecnologia, Cristiano Zanin, do Gerente de Operações do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Jerry Amarildo Hibner, e da coordenadora Pedagógica do Centro de Formação Profissional SENAI Lajeado, Cilene Machado Paraboa.

O secretário da Sedetag, André Bücker, ressaltou a importância do desenvolvimento deste curso para a formação de mão de obra especializada.

- O investimento da administração municipal neste curso é uma busca por atender a necessidade das empresas com mão de obra qualificada nesta área e também para mostrar para os jovens que existem caminhos diferentes na educação pública. Os alunos do Trilhas são protagonistas daquilo que acontece na cidade. O curso não dá garantias, mas é o começo de quem já está no caminho do sucesso – ressaltou Bücker.

A secretária da Educação, Adriana Vettorello, agradeceu as escolas e equipes diretivas por se engajarem em proporcionar uma educação diferenciada para Lajeado.

- Trilhar é caminhar por algo novo, é renovar. E acredito que o Trilhas da Inovação criou oportunidades para que os alunos, finalizando a trilha da educação básica, façam boas escolhas no futuro. Foram momentos de trocas de experiências, de conhecer novas pessoas e novas oportunidades. Que os alunos possam transformar essas oportunidades em ainda mais conhecimento – destacou Adriana.

- Parabenizo os formandos pelo esforço e pelo apoio das famílias, já que são muitos meses de aula além do turno normal da escola. É um esforço que vai trazer resultados daqui para frente. Aproveitem todo o conhecimento e todas as oportunidades que surgirem para estudar e evoluir – destacou Cristiano Zanin.

Participaram do projeto alunos das EMEFs Alfredo Lopes da Silva, do bairro Morro 25, Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, Dom Pedro I, do bairro Jardim do Cedro, Campestre, do bairro Campestre, São Bento, do bairro São Bento, São João, do bairro Moinho D’Água, Guido Arnoldo Lermen, do bairro Centenário, Nova Viena, do bairro Olarias, Lauro Mathias Müller, do bairro Planalto, São José e Vida Nova, do bairro Conventos, Santo André, do bairro Santo André, Universitário, do bairro Universitário, e Porto Novo, do bairro Carneiros.

Criado em 2021, o projeto tem como objetivo transformar a educação por meio da inovação. Os alunos do 9º ano das EMEFs passam por seis meses de aulas em um projeto custeado pelo município, no valor de R$ 224.500,00. As aulas ocorrem no Senai Lajeado abordando inovação, engenharia e ciências exatas. Em 2021, 65 alunos se formaram no curso. No ano passado, foram 138 formandos.

Participação

A aluna Ana Luíza da Cunha, de 15 anos, da EMEF Porto Novo, adorou os quatro cursos e acredita que o farão diferença na sua carreira e na vida.

- Eu gostei muito do curso de programação, que foi o último módulo que tivemos. Eu já penso em levar essa área para a minha vida e quem sabe fazer uma faculdade de Engenharia de Automação ou algo que englobe essa área. Gostei muito da área de programação de sites e quero aprender sobre programação de jogos – relatou Ana Luíza.

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

- O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos jovens no Senai.

- Durante cerca de seis meses, os alunos selecionados do 9º ano do Ensino Fundamental participaram, no contraturno das aulas regulares, de vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.

- O curso é dividido em quatro trilhas independentes: eletrônica, robótica, fundamentos para programação de software e tecnologias da indústria 4.0.

- São 6 turmas que terão aulas de 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece lanche e transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai.

- O Senai fornece o material didático, camiseta de uniforme e caderno aos alunos, bem como os materiais, espaços e máquinas necessários para a realização do curso. Ao final da capacitação, os alunos precisam ter frequência mínima de 75% da carga horária para receber os certificados.

Fotos: Silvia Vian

Educação/Inovação