Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação/Inovação

Lajeado é finalista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

25/03/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann/Arquivo

A Prefeitura de Lajeado é finalista da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) dos melhores projetos municipais de fomento ao empreendedorismo e ao desenvolvimento regional a partir de políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas. O reconhecimento será anunciado em evento na quarta-feira, 27/03, em Porto Alegre.

Nesta edição, são 41 municípios finalistas, inscritos em 10 categorias. Os vencedores das categorias serão anunciados durante a cerimônia e vão representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional que ocorre em junho, em Brasília.

Lajeado é finalista na categoria Cidade Empreendedora com o projeto Trilhas da Inovação, que é coordenado pela Secretaria Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag). Pelo projeto, cerca de 330 alunos de escolas municipais de Lajeado participaram de três turmas já formadas pelo Trilhas, que é um projeto da área de inovação do Pro_Move Lajeado na área da educação.

- O Trilhas é um projeto que une inovação, educação e o mercado de trabalho. É uma oportunidade de despertar o conhecimento em áreas de atividade profissional. O projeto conta com aulas no contraturno escolar com vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora e com conteúdos diferenciados, como eletrônica, robótica, programação de software e tecnologias da indústria 4.0. O projeto nasce vinculado às demandas decorrentes do Pro_Move, fortalecendo e validando o ecossistema de inovação da cidade – explica André Bücker, secretário da Sedetag.

Reconhecimento

O prêmio é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais. Os 41 municípios finalistas passaram por avaliações técnicas de comissões formadas por especialistas de entidades representativas, universidades e instituições de pesquisa.

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

- O projeto Trilhas da Inovação foi o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município em 2021, por meio do Pro_Move Lajeado. O investimento é feito pelo município para custear as aulas dos alunos, que são realizadas no Senai.

- Durante cerca de seis meses, os alunos selecionados do 9º ano do Ensino Fundamental participam, no contraturno das aulas regulares, de vivências e práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.

- O curso é dividido em quatro trilhas independentes: eletrônica, robótica, fundamentos para programação de software e tecnologias da indústria 4.0.

- São seis turmas que terão aulas de 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado oferece lanche e transporte gratuito aos alunos para se deslocarem ao Senai.

- O Senai fornece o material didático, camiseta de uniforme e caderno aos alunos, bem como os materiais, espaços e máquinas necessários para a realização do curso. 

- Ao final da capacitação, os alunos precisam ter frequência mínima de 75% da carga horária para receber os certificados.

 

Editoriais

Educação/Inovação

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas